sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Balanço 2011

O ano de 2011 está prestes a chegar ao fim. Olhando para trás vemos que muitos foram os acontecimentos que marcaram os últimos 12 meses. Fazendo a viagem por 2011, a nível interno os destaques do ano vão para: o ano fantástico vivido pelo FC Porto. A equipa de André Villas-Boas teve um ano em pleno com as vitórias no campeonato, na Taça de Portugal e a conquista da Liga Europa, final essa disputada, pela primeira vez na história, por duas equipas portuguesas. É por isso justo realçar a campanha brilhante do Sporting Clube de Braga na competição. Por seu lado a Selecção Nacional teve de sofrer para se qualificar para o Europeu do próximo ano. Somente nos play-offs, onde Portugal acabou por levar de vencido a Bósnia, é que Portugal carimbou a passagem para a Polónia e a Ucrânia. 2011 foi ainda um ano em que Cristiano Ronaldo e José Mourinho viram o seu trabalho reconhecido. CR7 venceu, pela segunda vez na carreira, a Bola de Ouro e Mourinho viu ser lhe atribuído, pela FIFA, o prémio de melhor treinador do mundo, fruto da época fantástica ao serviço do Inter de Milão. Uma referência ainda para a Selecção de sub-20 que se sagrou vice-campeã do mundo da categoria, após ter perdido a final com o Brasil por 3-2.


Lá por fora, 2011, foi o ano do Barcelona. A equipa de Pep Guardiola venceu, quase todas, as provas em que esteve envolvida. Foi em 2011 que vimos um Barcelona campeão espanhol, vencedor da Supertaça de Espanha, vencedor do Mundial de Clubes e, sobretudo, vencedor da Liga dos Campeões. Só lhe fugiu a Taça de Espanha, tendo esta ido para o seu rival Real Madrid, o que representou o primeiro título de José Mourinho em Espanha. O ano que agora chega ao fim também foi marcado por uma super selecção do Uruguai. Oscár Tabárez e os seus pupilos foram os vencedores da Copa América. Com um futebol de elevada qualidade, a selecção de Álvaro Pereira, Fucile e Cristian Rodriguez foi elogiada por meio mundo e assume-se claramente como a melhor no seu Continente. No entanto, no plano internacional, nem tudo foram boas notícias. O mês de Novembro trouxe-nos a notícia da morte de Gary Speed. Aos 42 anos, aquele que era o seleccionador do País de Gales, decidiu pôr termo à vida, chocando todo o mundo do futebol.  é caso para dizer, RIP Gary. 


Agora que 2012 está à porta iremos ver quais as figuras que irão marcar o novo ano. Uma coisa parece certa, tal como 2011, 2012 será feito de Messi, Ronaldo, Guardiola, Mourinho, Real Madrid e Barcelona. Ou será que alguém vai conseguir contrariar a tendência? Como diz alguém da nossa praça, "prognósticos só no fim do jogo". Um bom ano de 2012 para todos!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Uma notícia, várias interpretações

Ontem estive atento, aliás como sempre, ao mundo noticioso que nos rodeia. Uma coisa fantástica se passou no mundo da bola. Mourinho na conferência de imprensa antes do jogo da Taça do Rei com o Ponferradina - que o Real venceu por 5-1 - falou do Barcelona. Até aí nada de novo.

 O mais engraçado foi a interpretação que os mais variados órgãos de comunicação fizeram da notícia. Senão vejamos. A Bola noticiou assim as declarações de Mourinho; "Mourinho dá alfinetada ao Barcelona". Por seu lado o MaisFutebol resolveu enquadrar assim a notícia: "José Mourinho felicita rival: O Barcelona é muito bom". Fazendo ainda uma viagem pela televisão a RTP titulou assim a sua peça sobre o assunto: "O Fair Play de Mourinho".

Fonte: www.abola.pt

Já todo sabemos que uma notícia pode ter vários ângulos. Não deixa de ser curioso analisar a forma como, quando se trata de personalidades que geralmente são controversas, os meios de comunicação social se comportam. Já agora no seguimento da polémica levantada, José Mourinho explicou que só quis elogiar o Barcelona. Interpretem como quiserem, também tem esse direito.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Marketing: O excelente exemplo da Premier League

Ultimamente tenho visto, na net, vídeos sobre os  bastidores do futebol inglês. Mais concretamente vídeos realizados pelo Manchester City e depois publicado on-line pelo clube. O último exemplo é um vídeo, de cerca de 13 minutos, que mostra pormenores - que normalmente ficam longe do olhar do adepto - sobre o jogo grande do passado fim-de-semana em Inglaterra, o Manchester City - Arsenal

Devo dizer que é de louvar essa política dos clubes ingleses, em que o City é aqui um dos vários exemplos. Podemos chamar-lhe marketing futebolístico. Na minha óptica, é uma óptima ideia. Permite uma maior ligação do clube aos adeptos, já que estes tendo acesso a momentos privados, passam a criar uma conexão maior com os seus ídolos, vê-los em situações mais reservadas faz com que se acabe por conhecer melhor os próprios craques. Havendo maior ligação quem beneficia é o próprio clube porque os adeptos  encontram-se assim mais predispostos a contribuir, seja com carinho ou dinheiro, para o desenvolvimento do clube.

Este, mais uma vez, é um bom exemplo para os clubes portugueses. Aqui a política dos emblemas nacionais parece ser, justamente, o oposto. Treinos a porta fechada, controlo absoluto dos balneários entre outras coisas, são estas as normas por cá. Muito mal se aproveita os canais de informação do clube para a promoção do mesmo. O que se passa em Inglaterra é um excelente exemplo de como se podem fazer as coisas bem e de forma diferente. Não é preciso inventar nada, é só olhar e ter humildade para aprender.

Fonte: www.youtube.com

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mundial de Clubes: Barcelona vencedor

O Barcelona venceu, ontem, o Mundial de Clubes. A vitória por 4-0 sobre a equipa brasileira do Santos deu, ao clube catalão, a segunda vitória nesta competição. Messi foi ainda eleito o melhor jogador do torneio.


. 
Fonte: www.youtube.com

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sorteio Liga Europa

O sorteio da Liga Europa para os 16º de final é o seguinte:



fonte: www.uefa.com




  • Porto - Manchester City
  • Ajax - Manchester United
  • Lokomotiv de Moscovo - Atlético de Bilbao
  • Salzburgo - Metalist
  • Stoke - Valência
  • Rubin - Olympiacos
  • AZ Alkmaar - Anderlecht
  • Lázio - Atlético de Madrid
  • Steaua  - Twente
  • Plzeñ - Schalke 04
  • Wisla - Standard de Liège
  • Braga - Besiktas
  • Udinese - Paok
  • Trabzonspor - PSV
  • Hannover - Bruge
  • Legia - Sporting Clube de Portugal



Nota: 

Porto ou City jogam com o vencedor do jogo Legia / Sporting nos 8º de final

Braga ou Besiktas jogam com o vencedor do jogo Lázio / Atlético de Madrid nos 8º de final

Sorteio Champions League

O sorteio da Liga dos Campeões para os 8ºs de final é o seguinte:



Fonte: www.uefa.com

  • Lyon - Apoel
  • Zenit - Benfica
  • Milan - Arsenal
  • Basileia - Bayern de Munique
  • CSKA Moscovo - Real Madrid
  • Marselha - Inter de Milão

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Candidatos a melhor jogador Africano de 2011

Fonte.www.planotatico.com
Samuel Eto'o, Seydou Keita, Moussa Sow e Yaya Touré são oas candidatos a melhor jogador Africano. Este prémio é entregue todos os anos pela CAF (Confederação Africana de Futebol). O vencedor será anunciado dia 22 de Dezembro. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Real Madrid - Barcelona: Retrospectiva

Chegou ao fim mais um Clássico entre Real Madrid e Barcelona. Não há grande novidade quanto ao desfecho da partida. Uma vez mais o Barcelona levou de vencido o seu principal rival.  No entanto, e se olharmos com mais atenção, poderemos ver que certas coisas mudaram.

 O Real Madrid está mais equipa mas continua a não ultrapassar a barreira psicológica das derrotas contra o Barcelona. O Real tinha tudo para ganhar - até estava já a vencer aos 5 segundos de jogos - mas não conseguiu transformar a sua superioridade em certos momentos do jogo. Por seu lado o Barcelona faz exactamente o contrário, começa a perder, perde a sua posse de bola com muitos passes errados, nada normal nos catalães, mas respirar fundo e assenta o seu jogo e consegue virar a partida, acabando por infligir mais uma derrota à equipa merengue. 

Fonte: www.dailyfootballnews.org

Na minha opinião mais do que o táctico - e poderão ser discutidas as opções de Mourinho e Guardiola é claro - acho que o que falhou, principalmente na equipa de Mourinho é o psicológico. O Real não consegue ultrapassar as derrotas da época passada e quando as coisas não lhe correm bem tenta fazer tudo à pressa e mal feito. O Barcelona depois de estar a vencer encontrou-se no seu elemento e fez aquilo que melhor sabe, gerir o jogo através de uma posse de bola perfeita - como só eles sabem fazer - e no fim as diferenças estão à vista. Não acho que houvesse baile de bola, houve sim  uma equipa que soube respirar e ir à luta numa fase difícil e outra que não o soube e procurou sempre fazer tudo demasiado rápido e mal feito. Acredito que quando o Real conseguir vencer o Barcelona as coisas mudem de figurino, até lá o Barcelona faz brilhar a sua estrelinha em momentos chaves e isso basta-lhe.

Uma palavra sobre artistas da partida. Falou-se muito de Messi e Ronaldo antes e depois do jogo. Na minha opinião nada mais injusto. Ronaldo passou ao lado, claramente, mas Messi pouco melhor esteve. Quem brilhou foi... Iniesta. Que grande jogo deste magnífico jogador. O jogo ofensivo do Barcelona existiu graças a Iniesta e Alexis - muito bem também-, Messi ia aparecendo aqui e ali mas Iniesta foi o verdadeiro artista da noite. Do lado do Real, Benzema e Di Maria enquanto tiveram capacidades físicas e, sobretudo, mentais, foram sempre dos mais inconformados. Ronaldo, por seu lado, tem de aparecer muito mais nesses jogos.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Real Madrid - Barcelona: O jogo já começou nos jornais desportivos espanhóis

O jogo só começará no Sábado por volta das 21h ( em Portugal), mas em Espanha, os principais jornais desportivos de Madrid e da Catalunha já começaram o seu próprio jogo. Vale tudo para mostrar que o clube que Marca e Sport apoiam está melhor que o seu respectivo adversário. De capas baseadas em odds das casas de apostas, a capas em que a vitória já é dada ao Barcelona somente porque nos três finalistas para a Bola de Ouro, dois são da equipa catalã. É caso para dizer que por terras espanholas quanto mais subjectivo melhor.








Fontes capas: www.marca.com e www.sport.es

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Crise do FC Porto

Há uma semanas um amigo meu disse-me que ia levar o seu filho ao Estádio do Dragão para ver um jogo do FC Porto. Fiquei então a saber que o pai já lhe tinha prometido o ano passado uma ida ao estádio dos azuis e bancos. De forma repentina, e sem ter pensado muito confesso, respondi-lhe que ele escolhia um ano mau para levar o seu filho ao futebol e mais particularmente ver o clube do seu coração, o FC Porto.

É um bocado difícil de explicar a uma criança, e não só, como é possível que este Porto, esta época, jogue tão pouco. Eu próprio, e já sou bem mais velhinho, não tenho grande explicação para do futebol praticado, esta temporada, pelos azuis e brancos.

Este Porto é uma sombra da equipa empolgante de Villas-Boas. Os jogadores correm, lutam - excepto no jogo da Académica - mas parecem, na maior parte do tempo, perdidos em campo. Nota-se que as marcações já não são o que eram. A equipa de posse de bola que tantos sucesso deu aos adeptos portistas, o ano passado, já não existe. Este Porto privilegia a velocidade nas suas transições. O problema é que nem isso faz bem. O FC Porto de Jesualdo Ferreira fazia-o bem melhor. 

Fonte: www.revistafutebolista.blogspot.com
Este FC Porto tem, urgentemente, de definir uma identidade e não pode andar a reboque das indefinições do seu treinador. Por muito que a comunicação social tenha dado uma folga a Vítor Pereira - com as vitórias sobre Shaktar e Braga - este Porto, desde o jogo com o Feirense, ainda não fez uma exibição de encher o olho. E atenção porque Benfica e Sporting estão um nível acima no que toca à qualidade do futebol jogado. Por muito que se falem em vitórias, vencer e jogar bem também ajudam ao ânimo. Entretanto e como resposta à pergunta do filho do meu amigo: " Pai porque é que o Porto não ganha tanto este ano?". A melhor resposta será: "Filho, tal como o país o FC Porto está em crise!".

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Benfica-Sporting: Os dois contrastes do derby

O último Benfica-Sporting foi um hino ao futebol. Raras vezes fiquei agarrado, com tanto prazer, à televisão a ver um jogo do campeonato português. Houve emoção, respeito mas sobretudo grande quantidade de futebol bem jogado. Foi um jogo intenso, sempre disputado, pelas duas equipas,  a alta velocidade. Se é verdade que o Benfica saiu vencedor, o Sporting, por seu lado, pode ficar satisfeito com a sua prestação, o empate teria sido um prémio justo para a equipa de Domingos Paciência. Este Sporting nada tem a ver com a equipa amorfa e triste das últimas épocas. Este novo leão sabe rugir e ir à luta. É sem dúvida um candidato ao título. Porto e Benfica que se cuidem.

Fonte: www.record.pt
Um comentário sobre a, já tão falada, "jaula" da Luz. É incompreensível a atitude dos dirigentes benfiquistas no que toca à colocação de uma caixa de segurança onde ficaram os adeptos sportinguistas. O bom senso é de ouro nestes casos. Seria fácil de adivinhar que essa decisão iria causar polémica - ainda por cima véspera de um jogo com forte carga emocional - sendo por isso de salutar a ausência de qualquer atitude que pudesse inflamar os ânimos dos adeptos. Mais uma vez o Benfica, através dos seus dirigentes, mostrou uma enorme falta de tacto. O clube da Luz parece decidido - sempre que jogos grandes ocorrem - a provocar os clubes adversários e principais rivais. O Benfica tem um passado que fala por si, a sua grandeza é inquestionável, os seus dirigentes é que não parecem estar à altura dos pergaminhos do clube. 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Infografia: Bola de Ouro Fifa/France Football 2011

A Fifa e a revista francesa de futebol, France Football, irão eleger no próximo dia 9 de Janeiro de 2012 o melhor jogador e treinador do mundo da última época. Veja na infografia os candidatos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Portugal-Bósnia: Os 11 guerreiros de Portugal

Decido escrever esta crónica umas horas antes do início do jogo de Portugal contra a Bósnia. Aconteça que o acontecer logo, Portugal tem obrigação de se qualificar para o Euro 2012. Os jogadores portugueses já devem, nesta altura, ter noção do que os espera logo ao fim da tarde. Mau relvado, ambiente hostil, forte pressão psicológica sobre os seus principais "craques", tudo isto já foi dito e escrito. 


fonte: www.maisfutebol.iol.pt

O que mais interessa é, apesar de tudo, a capacidade futebolística dos nossos jogadores em serem melhor, dentro das quatro linhas, do que os bósnios. Para tal mais do que jogadores extremamente habilidosos, os nossos atletas terão de ser uns completos guerreiros. Como se costuma dizer na gira futebolística, terão de vestir o fato de macaco. Os jogadores portugueses têm de ir à luta, dar tudo o que têm sem se preocuparem em chegar em boas condições físicas aos seus clubes. Só assim é que poderão sair da Bósnia com um bom resultado que permita, depois aqui na Luz, carimbar a passagem para o Europeu da Polónia e Ucrânia. De herói a vilão a linha é ténue, cabe aos nossos jogadores escolher qual o papel que querem assumir. Boa sorte Portugal.  

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Momentos altos do futebol

Dois momentos altos do futebol. Falcão, o craque brasileiro de futsal, em mais uma obra de arte contra a selecção Russa. O outro vídeo mostra Neymar, tantas vezes habituado a humilhar adversários, a levar uma lição de freestyle. Daqueles momentos que fazem gostar de futebol. Veja: 



                                                      Fonte:Youtube
                                                   Fonte: Youtube

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Futebol internacional: A segunda vida de Kaká

Ainda é cedo para dizer que Kaká está de volta, mas as recentes exibições do médio brasileiro já deram para matar as saudades dos amantes do futebol. Kaká parece estar de volta a grande forma, após anos de lesões, que o tem impossibilitado de jogar ao seu melhor nível, Kaká tem aparecido, nos últimos encontros do Real Madrid, perto do seu real valor futebolístico.

fonte: www.visaodemercado.blogspt.com
E o quanto José Mourinho precisa de um Kaká na sua plena capacidade técnica, física e psicológica. Muitas vezes orfão de um médio capaz de desequilibrar o jogo ( Mesut Özil é demasiado inconstante), o Real Madrid precisa do astro brasileiro. Na minha opinião, e em condições normais, Kaká está no top 3 dos melhores futebolistas do planeta. Messi e Ronaldo são os suspeitos do costume, mas Kaká não está longe de poder ombrear com o craque argentino do Barcelona e com o seu colega de equipa.

Para o bem do futebol mundial é importante que estas últimas exibições se mantenham num futuro próximo. É mais uma arma para Mourinho poder fazer frente ao enorme poderio do Barcelona e mais uma razão para assistir aos jogos do Real Madrid e da Liga Espanhola. Sê bem vindo Kaká, o futebol agradece. 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mario Götze


  • Nome: Mario Götze
  • Data de Nascimento: 3 de Junho de 1992
  • Local de Nascimento: Memmimgen (Alemanha)
  • Altura: 1,76m
  • Peso: 64 kg
  • Pé: Destro
  • Clube actual: Borussia de Dortmund
  • Posição: Médio

Fonte: www.buditriawan.blogspot.com

Uma das equipas que encantou a Europa do futebol na época passada foi, sem margem de dúvidas, o Borussia de Dortmund. Numa equipa em que se notabilizaram jogadores como Mats Hummels, Marcel Schmelzer e Kevin Grosskreutz, um rapaz de 19 anos também mostrou toda a sua qualidade. Seu nome: Mario Götze.


Götze é uma das grandes promessas do futebol alemão. Dotado de uma excelente técnica, dono de uma grande visão de jogo, este jovem jogador alemão pode actuar nas duas alas do ataque (embora seja no lado esquerdo que se sente melhor), Götze joga, também, frequentemente como médio ofensivo. Decide quase sempre bem e os seus passes levam sempre muito perigo. Após a saída de Sahin para o Real Madrid, Mario Götze pode afirmar-se como a grande estrela deste Dortmund.




                                                                     fonte: www.youtube.com
www.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Futebol Internacional: O novo Manchester de Ferguson

Nova época, novas expectativas para a grande maioria dos clubes. Na Europa, o Barcelona é a equipa do momento. Elogiada por, quase todos, a equipa de Pep Guardiola tem reinado no Velho Continente. No entanto, neste início de época uma equipa parece querer fazer-lhe frente. 

O Manchester United, de Alex Ferguson, tem demonstrado um futebol altamente eficaz e bem jogado. Com um início de temporada fantástico, muitas são as perguntas sobre a real capacidade do Manchester. Com uma mistura de novos (Smalling, Cleverley, Young, Chicharito, Jones, Nani) e velhos (Ferdinand, Evra, Vidic, Giggs, Berbatov, Owen) jogadores, os Red Devils entusiasmam os adeptos de futebol.

Internamente será difícil o Manchester não ser campeão. No entanto, penso que a equipa ainda necessita de um organizador de jogo. O meio campo é o ponto fraco da equipa. Anderson é uma espécie de médio híbrido, que tanto ataca como defende mas que não se notabiliza em nenhum dos dois processos. A contratação de Tom Cleverley (ex-Wigan) parece ter sido acertada, já que o jovem jogador inglês está a fazer um excelente início de época. Falta, a meu ver, alguém que possa pegar no jogo da equipa, sem ser pelas alas, onde Nani e Young trazem maior qualidade. A ausência de Scholes deverá fazer-se sentir, principalmente em jogos internacionais. Por muito que Ferguson insista em apostar, em muitos jogos (Benfica-Manchester), em Giggs para médio organizador, esta não é a posição natural do fantástico jogador galês. 

Apesar disso, o Manchester United é, neste momento, das equipas que melhor joga futebol na Europa. Uma equipa que tem uma imensa margem de progressão. O Barcelona que se cuide, porque se fosse hoje penso que o domínio verificado pela equipa culé, na final da última edição da Liga dos Campeões, não se verificaria. Existe mais do que Real Madrid e Barcelona no futebol europeu. Antevejo uma grande época para o Manchester e muitos títulos para o insaciável Alex Ferguson.


                                                      fonte: www.youtube.com

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Clément Grenier


  • Nome: Clément Grenier
  • Data de Nascimento: 7 de Janeiro de 1991
  • Local de Nascimento: Annonay
  • Altura: 1,86m
  • Peso: 72 kg
  • Pé: Direito
  • Clube actual: Lyon
  • Posição: Médio / Ala
Clément Grenier é, hoje em dia, uma das maiores promessas do futebol francês. Com 20 anos, o futebol de Grenier demonstra já muita maturidade. Dotado de uma excelente técnica, exímio a sair no drible, este jogador francês pode jogar no meio campo ofensivo ou na ala direita do ataque. Após uma época em que o Lyon desiludiu, Grenier é um excelente reforço para esta temporada. Arsène Wenger está atento a este talento, um jogador a ter em conta.

Fonte: www.olyon.fr

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Selecção: O caso Ricardo Carvalho

Já muito foi dito sobre a "deserção" de Ricardo Carvalho do estágio da selecção nacional. Em tudo o que eu ouvi e li, as pessoas que comentaram o caso são quase todas unânimes em atribuir as culpas ao jogador do Real Madrid. Concordo parcialmente com esta visão. Apesar de também achar que Ricardo Carvalho não esteve bem ao abandonar uma equipa que necessitava, e muito, dos seus serviços, também acho que os dirigentes federativos falharam.

Na minha óptica a falha situa-se na facto de este caso ter chegado ao público de forma tão abrupta. Deixo uma pergunta. Não teria sido possível evitar esse caso se tivesse havido um maior acompanhamento por parte de algum dirigente federativo presente no estágio?. Penso que o que faltou aqui foi a ausência de alguém perto de Ricardo Carvalho para aconselha-lo da melhor forma possível, alguém que lhe fizesse ver que a atitude, que ele pretendia tomar, não era a mais adequada. Se logo na hora, em que o central português decidiu abandonar o estágio, alguém estivesse por perto para impedir tal atitude, tenho a certeza que o "caso Ricardo Carvalho" não chegaria sequer a ter sido um caso.
Fonte: www.dn.pt
Infelizmente aquilo que parece acontecer, demasiadas vezes, é que em caso de sucessos vemos muitos dirigentes a dar a cara. Já quando algo corre mal, ou quando alguma situação menos positiva acontece e poderia ser evitada, esses mesmo dirigentes eclipsam-se.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Liga dos Campeões: adversários das equipas portuguesas na fase de grupos

Benfica e FC Porto são os dois representantes portugueses presentes na edição 2011/2012 da Liga dos Campeões. Após analisar o sorteio percebe-se que a sorte não foi a mesma para o campeão e vice-campeão. Se por um lado o Benfica apanhou um dos tubarões do futebol europeu (fruto de não ter sido cabeça de série), o Manchester United, a equipa de Jorge Jesus não se pode queixar da sorte, já que Basileia e o Otelul Galati são equipas acessíveis.

O FC Porto, por seu lado tem um grupo bastante competitivo. Zenit, Shaktar Donetsk e o Apoel de Nicósia são as equipas que constituem o Grupo G. O FC Porto parece ser o favorito, até porque se apresenta como o último vencedor da Liga Europa, no entanto a equipa azul e branca terá de ter muito cuidado, já que, na minha opinião, Zenit, Shaktar podem entrar pela luta pelo primeiro lugar.

Veja aqui a analise das equipas adversárias do Benfica:

Adversários das equipas portuguesas na Champions - Grupo C
View more presentations from David Carvalho

Veja aqui a analise das equipas adversárias do FC Porto:
Adversários das equipas portuguesas - Grupo G
View more presentations from David Carvalho

* todas as fotografias usadas nos gráficos, foram retiradas do site www.zerozero.pt

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sporting: Um caminho perigoso


Fonte: www.abola.pt


O início de época do Sporting Clube de Portugal (SCP) não tem estado à altura das expectativas. Os bons indicadores dados pela pré época acabaram por não se verificar neste primeiro jogos. Penso, no entanto, que a maior falha neste início de temporada foi dada pela direcção leonina. Não percebi qual foi a ideia de organizar uma conferência de imprensa para criticar a arbitragem.

Em abono da verdade o SCP foi, de facto, prejudicado num dos jogos realizados esta época (Sporting-Olhanense). Acho inteiramente justo que os seus dirigentes se insurjam contra o sucedido. Agora que essa revolta se verifique através da realização de uma conferência de imprensa em que a única temática é criticar as arbitragens e os árbitros, penso que foi um autêntico tiro no pé por parte de quem dirige os destinos do clube de Alvalade.

O SCP deveria, nesta fase, saber que tais medidas não o beneficiam em nada, muito pelo contrário é uma exposição desnecessária. Numa altura em que a equipa e o seu treinador precisam de tranquilidade para trabalhar, "comprar" uma guerra com os árbitros poderá não ter sido a melhor opção. Para além disso, os dirigentes do Sporting escolheram um caminho deveras perigoso. Se existe legitimidade para contestar uma arbitragem menos conseguida, quando a equipa de Alvalade alcançar uma vitória graças a esses mesmos erros ( e a temporada é longa, essa possibilidade é forte), os seus dirigentes deverão ter a frontalidade de assumir que foram beneficiados. Claro que esta minha visão das coisas só seria possível num mundo utópico, em que a justiça e a verdade prevalecem acima de tudo. De qualquer forma este início de época demonstra que, em Alvalade, em alguns aspectos ainda não há uma mudança com o passado recente. Domingos Paciência é um excelente treinador e merece o melhor dos ambientes para trabalhar, assim parece ser difícil.

Messi: Melhor futebolista europeu 2011

Nasci em 1981 e somente  na década de 90, com 11 anos, a minha mente despertou para o futebol. Lembrou-me vagamente do Mundial de 90, da derrota e das lágrima dos argentinos contra uns poderosos alemães. Recordo perfeitamente do mundial de 94 nos EUA, das principais estrelas da selecção italiana, Roberto Baggio e Squilacci, falaharem os seus respectivos penaltis, tornando assim o Brasil campeão do mundo.

Poderia continuar até aos nosso dias: No entanto, aquilo que me leva a escrever hoje é o prémio atribuído, ontem, a Lionel Messi. O jovem craque argentino tem vindo a coleccionar prémios individuais bem como títulos colectivos com o seu super Barcelona. Eu não nasci na era dos Maradonas (embora ainda tenha visto o final de carreira do astro argentino) e do Pelés, ou melhor não me lembro de os ver jogar, todas as memórias que tenho destes e de outros craques de antigamente são me dadas pelos vídeos do youtube. Tenho em memória sim, um jogador que para mim foi dos melhores da sua geração, Zinedine Zidane.

 A classe e o à vontade do maestro francês em gingar frente aos seus adversários sempre me deliciaram.
Hoje falamos em Messi. Depois de ver o pequeno génio argentino a brilhar nos campos de futebol, recordo não só Zidane, mas também Maradona, Pelé, Figo, Ronaldinho, Kaká e tantos outros que têm vindo a fazer sonhar gerações inteiras de miúdos e graúdos. É verdade que Cristiano Ronaldo é, por tudo o que joga e faz jogar, um jogador que marca uma era no futebol mundial, mas Messi está um patamar acima. Ver o craque do Barcelona com a bola nos pés, a romper defesas com os seus passes mortíferos faz-me ter a certeza que o prémio, bem como tantos outros, atribuído ontem pela UEFA a Lionel Messi é inteiramente merecido. 

Fonte: www.academia-de-talentos.com

Messi não é só o melhor jogador "europeu" da actualidade, é também e sem sombra de dúvidas o melhor jogador do mundo e arrisca-se a ser o melhor de sempre. Resta uma pergunta. Conseguirá Cristiano Ronaldo reinventar-se e lutar, com Messi, pelo trono de melhor de todos os tempos?  O futuro o dirá.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mundial 2014: Grupos de qualificação

O Brasil irá receber em 2014 o mundial de futebol. Enquanto se aguarda que a bola role por Terra de Vera Cruz, vão se definindo os grupos de qualificação. Registam-se já alguns confrontos interessante como um França - Espanha, no Grupo I, ou um Croácia- Sérvia, no Grupo A. Portugal, por seu lado, não se pode queixar da sorte. Num grupo acessível, a selecção de todos nós irá defrontar a Rússia, o Azerbaijão, o Luxemburgo, a Irlanda do Norte e Israel. Confira aqui todos os grupos:

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Contratações FC Porto: Alex Sandro

Alex Sandro
Fonte: www.goloboesportes.com
  • Nome: Alex Sandro Lobo Silva
  • Data de Nascimento: 26 de Janeiro de 1991
  • Local de Nascimento: Catanduva (Brasil)
  • Altura: 1,77m
  • Peso: 71 kg
  • Pé: Canhoto
  • Clube actual: FC Porto
  • Posição: Defesa esquerdo


Alex Sandro é a mais recente contratação do FC Porto. Jogador veloz e tecnicista, o internacional brasileiro pelos sub-20 é, já, considerado umas das grandes promessas do futebol brasileiro. A equipa azul e branca pagou cerca de 9,5 milhões de euros pelo passe deste defesa, que joga preferencialmente do lado esquerdo. Um jogador que tem enorme margem de progressão.



                                         Fonte: www.youtube.com

Contratações Benfica: Axel Witsel

Fonte: www.abola.pt
Axel Witsel
  • Nome: Axel Thomas Witsel
  • Data de Nascimento: 12 de Janeiro de 1989
  • Local de Nascimento: Liège
  • Altura: 1,86m
  • Peso: 81 kg
  • Pé: Destro 
  • Clube actual: Benfica
  • Posição: Médio Ofensivo                             
                               
     Axel Witsel, internacional belga de 22 anos. Considerado um dos melhores jogadores belga da actualidade. Witsel actua no meio campo, com funções mais ofensivas, geralmente joga atrás do ponta de lança, posição onde actuava, frequentemente, no Standard de Liège. Witsel é um jogador com grandes capacidades técnicas,  a dúvida é saber se conseguirá cumprir no aspecto táctico, vertente a que Jorge Jesus dá enorme atenção. Um jogador a ter em atenção na nova época.


                                         Fonte: www.youtube.com

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sporting: As caras novas do Leão

O Sporting Clube de Portugal, no momento em que escrevo, já contratou 13 jogadores. Se contarmos a contratação de Domingos Paciência para o cargo de treinador, já são 14 as caras novas deste Sporting versão 2011/2012. Mas quem são estes novos reforços? De defesas a avançados passando pelos médios, há para todos os gostos:

Fonte: www.sporting-sempre.com


GUARDA-REDES:
DEFESAS:
MÉDIOS:
  • Luís Aguiar  (Uruguai): ex-Dínamo Moscovo (Rússia) - Médio ofensivo
  • Stijn Schaars (Holanda) : ex- AZ Alkmaar (Holanda) - Médio defensivo
  • Fabián Rinaudo : (Argentina): ex- Gimnásia (Argentina) - Médio centro
AVANÇADOS:

    Nota: fonte dos links: www.zerozero.pt

    Futebol Internacional: A novela Fábregas


    O actual médio do Arsenal não deseja continuar em Inglaterra e pretende mesmo rumar ao clube de formação ( e do coração), o Barcelona. Quando tudo parecia estar acertado entre os dois clubes, Arsène Wenger veio afirmar que contava com o internacional espanhol. Entre avanços e recuos esta promete mesmo ser umas das novelas futebolísticas do Verão.

    Cesc Fábregas  já assumiu publicamente a sua vontade em sair do clube londrino. Uma coisa parece certa, se ficar por terras inglesas Fábregas terá dificuldades em se fazer perdoar pelos adeptos do Arsenal. Jack Wilshere, médio dos Gunners, já veio mesmo dizer publicamente que Fábregas deveria mostrar lealdade ao Arsenal e ficar no clube. Segundo Xavi, um dos fantasistas do meio campo do Barcelona, Fábregas estará mesmo a ficar afectado com a situação.
      
                            Fonte: www.dailymail.co.uk
    Quem não está a gostar do comportamento do atleta, bem como do de alguns jogadores da equipa catalã, é o treinador do Arsenal, Arsène Wenger. Na  minha opinião os jogadores deveriam mostrar mais respeito pelos clubes. Fábregas deve muito ao Arsenal e se quer  de facto sair, deve ter uma conversa sincera e franca com treinador e dirigentes. Infelizmente alguns jogadores, incentivados e protegidos pelos seus empresários, enveredam por caminhos menos correctos. Por lado deles, os clubes devem também ter em atenção a vontade dos jogadores. O diálogo é sempre a melhor atitude para resolver qualquer conflito. Fábregas e Arsenal arriscam-se a que o final deste episódio não seja tão feliz como foi, o ano passado, o caso Rooney / Manchester.

    terça-feira, 5 de julho de 2011

    Espanha: um exemplo de organização

    Alguns países ganham tanto e outros tão poucos. Que razão existe por detrás do sucesso da Espanha no plano desportivo e no futebol em particular? A resposta é fácil, a organização.

    A Espanha apostou nos últimos 10, 15 anos na formação. Portugal seguiu o caminho contrário. O caminho mais fácil para a grande maioria das equipas portuguesas é o de contratar jogadores estrangeiros. Hoje em dia, este facto verifica-se já nas camadas jovens, as equipas juniores já estão recheadas de jogadores oriundos dos países da América Latina.

    Em Espanha limitou-se a utilização de jogadores extra-comunitários, apostou-se nas infra-estruturas, nomeadamente para as selecções, o resultado está à vista. A Espanha foi nos últimos anos campeã da Europa, campeã do mundo, o seu campeonato é considerado dos melhores (senão o melhor) do planeta e até as selecções mais jovens apresentam resultados. Recentemente a selecção de sub 21 sagrou-se campeã da Europa da categoria. Às portas de um mundial de sub 20 na Colômbia, tudo é possível.

    Fonte: www.globoesporte.golobo.com

    Portugal deveria olhar para os bons exemplos, sobretudo porque estes até se verificam no país ao lado. Não obstante, os dirigentes portugueses continuam a assobiar para o ar e a optarem pelas soluções mais fáceis. É muito bonito estar contra as naturalizações mas pergunto-me, sinceramente, qual o futuro da Selecção portuguesa quando a geração dos Cristianos Ronaldos e dos Nanis acabar? É muito fácil dizer-se que se deve apostar em jogadores portugueses mas depois nada é feito nesse sentido. Mais uma vez repito, só temos de ter a humildade de copiar os bons exemplos e os resultados do futebol espanhol não enganam.

    quinta-feira, 30 de junho de 2011

    Liga dos Campeões: Barcelona vencedor

    Fonte: www.maisfutebol.iol.pt

    O Barcelona venceu a Liga dos Campeões ao derrotar o Manchester United por 3-1. Com esta vitória, a equipa catalã conquista a sua 4ª Champions, igualando o Bayern Munique e o Ajax.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...