segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Futebol Portugal: Os "grandes" Gil Vicente e Marítimo

Em Portugal é consensual que Benfica, FC Porto e Sporting CP são os maiores clubes. Nos últimos anos o Braga tem vindo a reduzir o fosso existente e é já, considerado por muitos, o "quarto grande". Na minha opinião o Braga está cada vez mais perto do Sporting CP, no que toca ao desempenho desportivo e a estabilidade directiva. Apesar disto, pretendo com esta crónica falar de dois clubes que têm vindo a fazer uma época muito boa. Gil Vicente e Marítimo.

Em Barcelos mora uma equipa muito bem organizada tacticamente e que sabe o que quer quando entra em campo. Paulo Alves, ciente das limitações do plantel, cimentou um modelo de jogo que permite ao Gil Vicente ser sempre extremamente competitivo. Os jogos com os "três grandes" mostraram que, em campo, o Gil Vicente nunca foi inferior. As recentes vitórias contra o FC Porto e Sporting CP - no Campeonato e na Taça da Liga - vieram comprovar essa ideia. O Gil Vicente "entrega" o jogo ao adversário para depois sair com muita competência para o contra-ataque. Muito segura defensivamente com jogadores como Rodrigo Galo, Richard e Cláudio, o Gil segura sempre muito bem os adversários. No meio campo a dupla Pedro Moreira e Luís Manuel dá o equilíbrio necessário à equipa. Por seu lado, André Cunha traz um perfume de classe aos sector intermédio, sempre muito bem colocado este excelente jogador é o primeiro a pressionar os jogadores contrários. Na frente está um dos meninos bonitos do futebol nacional. Na minha opinião, Hugo Vieira já merece outros voos. Dono de uma grande velocidade e excelente técnica, Vieira, apesar de ser ainda muito jovem, é sinónimo de classe e qualidade na frente de ataque gilista. De facto, Paulo Alves tem feito um excelente trabalho.

Fonte: www.abola.pt

Na Madeira encontramos outra equipa interessantíssima. O Marítimo tem feito uma grande temporada. Com uma equipa, também ela, muito bem organizada, o Marítimo assenta a sua defesa em jogadores experientes e competentes como João Guilherme, Luís Olim ou Briguel. No meio campo Roberto Sousa dá muita força e inteligência na saída para o ataque. Neste momento o sector mais avançado é aquele que está envolto em mais preocupação. Órfãos da saída no mercado de inverno de Baba para o Sevilha, a equipa de Pedro Martins ainda está à procura de um substituto. Sami, avançado guineense, pode ser a alternativa desejada mas terá que ser muito trabalhado tacticamente. Pouga é, também ele, uma das alternativas, embora as suas características sejam mais de jogador de área. Os próximos jogos dirão quem ficará com o lugar deixado vago pelo avançado senegalês. Uma palavra ainda para o seu treinador Pedro Martins que tem sido o principal responsável pela boa época maritimista. 

Marítimo e Gil Vicente são duas equipas para seguir com atenção.

1 comentário:

  1. Concordo inteiramente, excepto numa coisa: o Braga já ultrapassou a estabilidade directiva e organizacional do Sporting há muito tempo. Aliás, o próprio Gil Vicente e o Marítimo têm estruturas particularmente estáveis, o que beneficia toda a equipa

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...