quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Barcelona - Real Madrid: Como ganhar uma equipa

O Barcelona segue em frente na Taça do Rei. Mais uma vez o Real Madrid não conseguiu levar de vencido o Barcelona mas esteve perto. Foi, sem dúvida, o melhor jogo do Real Madrid na era Mourinho. Não me interessa muito discutir aqui as opções tácticas porque, para mim, aquilo que  fez a diferença foi o aspecto mental dos jogadores merengues. 

Numa primeira parte muito bem disputada, o Real poderia ter feito logo os dois golos que tanto precisava nos primeiros quinze minutos. É verdade que a sorte também não acompanha este Real nos jogos contra o Barcelona, mas certos lances têm de dar em golo. Do factor sorte já o Barcelona não se pode queixar. Fazendo pouco para isso, a equipa catalã saiu para o intervalo a ganhar por 2-0.

Fonte: www.maisfutebol.iol.pt

Quando todos pensavam que estaria decidido, o Real Madrid puxou dos galões e numa segunda parte fantástica chegou ao 2-2. Estavam vencidos os fantasmas. O Real Madrid tem de tirar algumas ilações destes dois jogos. 1: O Barcelona não é um papão. 2: O Real tem todas as qualidades necessárias para vencer a equipa de Pep Guardiola. O Barcelona é de facto uma equipa fantástica mas muito da sua força passa pelo medo que transite aos seus adversários. A maior parte abdica da posse de bola para poder fechar aos máximos os seus espaços entre linhas. Se isto se admite ao Osasuna (com todo o respeito pela equipa de Pamplona) já não pode ser visto como natural quando uma equipa como Real Madrid opta por este tipo de atitude. Viu-se ontem que o Barcelona pressionado também falha passes (muitos mesmos). Viu-se que o Barcelona em lances de bola parada ainda tem muito para melhorar mas sobretudo viu-se que o Barcelona é uma equipa deste mundo e não do outro. Nem o factor casa lhes valeu e XaviDaniel Alves  e Guardiola souberam reconhecer a grandeza do adversário e o seu enorme jogo em Camp Nou. 

É hora de os jogadores do Real perceberem que são capazes de grandes proezas e de deixarem o complexo de inferioridade de lado. O Real Madrid jogando o que sabe é capaz de vencer este Barcelona. Uma palavra ainda para o árbitro. Houve lances polémicos para as duas partes mas nos lances divididos o juiz da partida mostrou sempre um caseirismo estranho. Outra nota para os jogadores do Barcelona. Tem sido recorrente observar que, após uma falta assinalada, mais de meia equipa do Barcelona rodeia sempre o árbitro. Infelizmente são atitudes que se dispensam. 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Parabéns Eusébio

O "Rei" faz hoje 70 anos. Parabéns Eusébio!

 
Fonte: www.youtube.com

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Jogo da Jornada: Manchester City - Totthenam

Este fim-de-semana assistimos a mais um grande jogo em Inglaterra. O primeiro, Manchester City, recebia o terceiro, Totthenam. Numa grande partida de futebol, o City esteve a ganhar por 2-0 mas o Totthenam não baixou os braços e conseguiu mesmo chegar ao 2-2 (chamo à atenção para o segundo golo do Totthenam, marcado por Bale). A equipa de Mancini viria a estabelecer o resultado final de 3-2, num penalti convertido por Balotelli.


Fonte: www.sapovideos.pt

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Comunicação desportiva: Duas políticas diferentes

Nos últimos dia o Sporting Clube de Portugal (SCP) tem sido envolvido numa polémica, quanto a mim, um bocado absurda. Das imagens de violência às imagens de apaziguamento, o SCP opta por uma política de comunicação um bocado peculiar. Não são os únicos infelizmente. O Benfica também deu um tiro no pé quando decidiu colocar a "caixa de segurança" em véspera de um Benfica-Sporting. É claro que não sou ingénuo e nos dois exemplos anteriores há um claro objectivo por detrás destas políticas. Objectivo pouco nobre diga-se de passagem.

Fonte: www.redboys-areal.blogspot.com

Tenho pena que assim seja. Eu sei que em Portugal a nossa mentalidade não está preparada para outro tipo de actuação, mas mais uma vez apelo ao exemplo da Premier League. Em Inglaterra valoriza-se e muito a comunicação, e uma comunicação bem feita. Por cá é a política da rolha. Quanto mais se oculta melhor. Felizmente já se perdeu a prática, comum há uns anos, do blackout. Apesar disso, muita coisa ainda deve ser feita.

No entanto, nem tudo é mau. O Braga e a Académica deram, esta semana, um bom exemplo de como se faz uma boa política de comunicação. Um excelente forma de praticar uma boa responsabilidade social, tão importante nos nossos dia para empresas e instituições. Uma ideia fácil e que apela à adesão dos adeptos, e mesmo aqueles que não o são sentem-se impelidos a torcer, por um dia, pelo Braga e pela Académica. Um exemplo a seguir pelos chamados "grandes". 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Real Madrid - Barcelona: Mais do mesmo

Começa a ser enfadonho escrever sobre estes Real Madrid - Barcelona. Quando penso sobre o que se passou ontem, no Santiago Bernabéu, chego à mesma conclusão da minha última crónica. O Real Madrid não consegue vencer o factor psicológico contra este Barcelona. É inadmissível que, pela segunda vez consecutiva, depois de estar a ganhar por 1-0, o Real Madrid acabe perdendo o jogo.

Fonte: www.maisfutebol.iol.pt
 Por muito que o Barcelona tenha uma posse de bola estonteante e que acabe o jogo com 73% de posse de bola, a meu ver, não é a equipa de Guardiola  que ganha os jogos mas sim o Real Madrid que os perde. Explicando melhor esta, aparente, contradição. O Real não ganha o jogo porque abdica completamente da atitude dominadora verificada em outros jogos. Contra o Barcelona a equipa merengue - mesmo depois de estar a ganhar por duas vezes por 1-0 - não consegue assumir o jogo. Numa altura em que bastaria procurar um segundo golo para dar a tranquilidade desejada, a equipa de Mourinho simplesmente baixa o bloco e perde completamente o controlo do jogo. O que acontece depois está à vista, com Iniesta, Xavi e Messi a qualquer momento surge um passe de morte e o resultado final é o golo. Neste momento o Real Madrid estar a ganhar 1-0 ao Barcelona é o mesmo que estar 0-0. É incrível mas é o que acontece repetidamente. Nem Mourinho foge ao efeito devastador dos 5-0 da última época.

Uma nota final para a atitude de Pepe. O central português demonstra jogo atrás de jogo que não tem estrutura mental para estes jogos. A pisadela a Messi é simplesmente inadmissível. Pepe é repetente neste tipo de situações o que não abona nada a seu favor. A história desta eliminatória está escrita mas no futebol não há certezas. O jogo da próxima semana em Camp Nou pode servir para o Real Madrid finalmente assumir o seu estatuto já que não tem nada a perder.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Real - Barcelona: A psicologia de Mourinho

É já sabido que José Mourinho é um dos melhores treinadores do mundo. Para mim é o melhor de todos, independentemente de Guardiola e Ferguson, entre outros, serem muito bons, o treinador português está um nível acima. Se dúvidas existissem, a conferência de imprensa que antecedeu o jogo de amanhã entre o Real e o Barcelona, para a Taça do Rei, demonstra claramente a força de Mourinho

Fonte: www.sportsdominion.com

Num momento em que Cristiano Ronaldo parece sofrer um quebra de forma e de confiança, Mourinho veio publicamente defender o seu jogador. Para ele o que Ronaldo tem feito em campo nos últimos jogos é suficiente e não admite que critiquem o avançado português pelas últimas prestações. Esta atitude do treinador português retira completamente a pressão que Ronaldo poderia sentir antes de um jogo desta envergadura. Mais, parece dar ainda força e alento a Ronaldo para que esse assuma o seu estatuto de estrela e demonstre que pode e sabe aparecer nos grandes momentos, tal como o fez nos últimos jogos da Selecção. Mourinho é mesmo um mestre em todas as vertentes do desporto rei. Seja no aspecto táctico, técnico ou psicológico, Mourinho faz a diferença. Qualquer jogador gosta de sentir-se protegido pelo seu treinador em momentos menos felizes e de menor rendimento. Mourinho deu o mote, agora cabe a Ronaldo dar uma resposta dentro de campo. O jogo de amanhã dirá que Ronaldo estará no Santiago Bernabéu.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Jogo da Jornada: Swansea - Arsenal

Esta jornada de futebol pela Europa foi fértil e resultados tangenciais. No entanto, o Swansea - Arsenal foi verdadeiramente dramático ( e fatal para os Gunners ), o prémio vai então para este fantástico jogo da Premier League. Swansea 3 - 2 Arsenal


Fonte: www.dailymotion.com

Taça do Rei: Real Madrid - Barcelona

Fonte: www.lazaresportes.com
A primeira mão da Taça do Rei de Espanha está à porta. Nos bastidores o Classico já começou. Daniel Alves e Cristiano Ronaldo já falaram sobre o jogo que faz parar o mundo. Quarta-feira à noite iremos ver quem sai vencedor da primeira mão dos quartos-de-final.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Jonathan Soriano


  • Nome: Jonathan Soriano
  • Data de Nascimento: 24 de Setembro de 1985
  • Local de Nascimento: Stevenage
  • Altura: 1,80m
  • Peso: 71 kg
  • Pé: Destro
  • Clube actual: Barcelona
  • Posição: Avançado
Fonte: www.theovallor.wordpress.com

Um dos jogadores mais falado, ultimamente, para o Benfica. Jonathan Soriano é um avançado que marca muitos golos. É mais um produto da escola catalã, tal com Jeffren e Nolito. Devido à forte concorrência na equipa principal, Soriano ainda não conseguiu dar o salto. Muito móvel e um exímio matador, Soriano poderia no Benfica reeditar uma dupla de sucesso com Nolito, com o qual ele já jogou no Barcelona B. Um jogador a ter em conta.



Fonte: www.youtube.com

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Lista FIFA Bola de Ouro 2011

É sempre interessante saber quem votou em quem para melhor jogador do mundo 2011. Ao analisar a lista chega-se à conclusão que Messi foi sem dúvida o grande vencedor. Dos capitães de equipa aos media, passando pelos seleccionadores, quase todos escolheram o astro argentino como primeira opção. 

[Acedido através de www.sport.es]


Fonte:www.footie.co.za

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Inglaterra: Dois momentos mágicos

A Taça de Inglaterra é fértil em momentos mágicos. Hatem Ben Arfa, jogador francês do Newcastle, resolveu abrir o livro e protagonizou uma jogada fantástica digna de Maradona e Messi. Em Londres outro momento de magia. Não pela beleza da jogada mas sim pelo significado do momento. Thierry Henry regressou ao Arsenal - emprestado dois meses pelo New York Red Bull - e na sua estreia na segunda vez que tocou na bola marcou o golo da vitória sobre o Leeds. O futebol é feito destes momentos de emoção e magia, veja:



Fonte: www.youtube.com



Fonte: www.youtube.com

Prémio Puskás 2011: Neymar

Neymar venceu o prémio Puskás. Este prémio destina-se ao melhor golo da temporada. Neymar marcou um grande golo contra o Flamengo, o internacional brasileiro venceu assim Rooney e Messi também candidatos. Veja o vídeo:




Fonte: www.youtube.com



Bola de Ouro 2011: Vencedores

O Barcelona é o grande vencedor da noite na edição 2011 da Bola de Ouro. Messi foi eleito, pela terceira vez, melhor jogador do mundo, já Guardiola sucede a Mourinho na prémio de melhor treinador do planeta futebol. Numa época memorável da equipa catalã - só não venceu a Taça do Rei - é com justiça que alguns jogadores viram o seu trabalho reconhecido. O Barcelona coloca assim cinco jogadores na equipa do ano:

Guarda-redes: Iker Casillas (Real Madrid)

Defesas: Daniel Alves (Barcelona), Piqué (Barcelona), Vidic (Man United), Sergio Ramos (Real Madrid)

Médios: Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid)


Avançados: Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Rooney (Man United)


Fonte fotografias: www.fifa.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...