sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Futebol internacional: A segunda vida de Kaká

Ainda é cedo para dizer que Kaká está de volta, mas as recentes exibições do médio brasileiro já deram para matar as saudades dos amantes do futebol. Kaká parece estar de volta a grande forma, após anos de lesões, que o tem impossibilitado de jogar ao seu melhor nível, Kaká tem aparecido, nos últimos encontros do Real Madrid, perto do seu real valor futebolístico.

fonte: www.visaodemercado.blogspt.com
E o quanto José Mourinho precisa de um Kaká na sua plena capacidade técnica, física e psicológica. Muitas vezes orfão de um médio capaz de desequilibrar o jogo ( Mesut Özil é demasiado inconstante), o Real Madrid precisa do astro brasileiro. Na minha opinião, e em condições normais, Kaká está no top 3 dos melhores futebolistas do planeta. Messi e Ronaldo são os suspeitos do costume, mas Kaká não está longe de poder ombrear com o craque argentino do Barcelona e com o seu colega de equipa.

Para o bem do futebol mundial é importante que estas últimas exibições se mantenham num futuro próximo. É mais uma arma para Mourinho poder fazer frente ao enorme poderio do Barcelona e mais uma razão para assistir aos jogos do Real Madrid e da Liga Espanhola. Sê bem vindo Kaká, o futebol agradece. 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mario Götze


  • Nome: Mario Götze
  • Data de Nascimento: 3 de Junho de 1992
  • Local de Nascimento: Memmimgen (Alemanha)
  • Altura: 1,76m
  • Peso: 64 kg
  • Pé: Destro
  • Clube actual: Borussia de Dortmund
  • Posição: Médio

Fonte: www.buditriawan.blogspot.com

Uma das equipas que encantou a Europa do futebol na época passada foi, sem margem de dúvidas, o Borussia de Dortmund. Numa equipa em que se notabilizaram jogadores como Mats Hummels, Marcel Schmelzer e Kevin Grosskreutz, um rapaz de 19 anos também mostrou toda a sua qualidade. Seu nome: Mario Götze.


Götze é uma das grandes promessas do futebol alemão. Dotado de uma excelente técnica, dono de uma grande visão de jogo, este jovem jogador alemão pode actuar nas duas alas do ataque (embora seja no lado esquerdo que se sente melhor), Götze joga, também, frequentemente como médio ofensivo. Decide quase sempre bem e os seus passes levam sempre muito perigo. Após a saída de Sahin para o Real Madrid, Mario Götze pode afirmar-se como a grande estrela deste Dortmund.




                                                                     fonte: www.youtube.com
www.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Futebol Internacional: O novo Manchester de Ferguson

Nova época, novas expectativas para a grande maioria dos clubes. Na Europa, o Barcelona é a equipa do momento. Elogiada por, quase todos, a equipa de Pep Guardiola tem reinado no Velho Continente. No entanto, neste início de época uma equipa parece querer fazer-lhe frente. 

O Manchester United, de Alex Ferguson, tem demonstrado um futebol altamente eficaz e bem jogado. Com um início de temporada fantástico, muitas são as perguntas sobre a real capacidade do Manchester. Com uma mistura de novos (Smalling, Cleverley, Young, Chicharito, Jones, Nani) e velhos (Ferdinand, Evra, Vidic, Giggs, Berbatov, Owen) jogadores, os Red Devils entusiasmam os adeptos de futebol.

Internamente será difícil o Manchester não ser campeão. No entanto, penso que a equipa ainda necessita de um organizador de jogo. O meio campo é o ponto fraco da equipa. Anderson é uma espécie de médio híbrido, que tanto ataca como defende mas que não se notabiliza em nenhum dos dois processos. A contratação de Tom Cleverley (ex-Wigan) parece ter sido acertada, já que o jovem jogador inglês está a fazer um excelente início de época. Falta, a meu ver, alguém que possa pegar no jogo da equipa, sem ser pelas alas, onde Nani e Young trazem maior qualidade. A ausência de Scholes deverá fazer-se sentir, principalmente em jogos internacionais. Por muito que Ferguson insista em apostar, em muitos jogos (Benfica-Manchester), em Giggs para médio organizador, esta não é a posição natural do fantástico jogador galês. 

Apesar disso, o Manchester United é, neste momento, das equipas que melhor joga futebol na Europa. Uma equipa que tem uma imensa margem de progressão. O Barcelona que se cuide, porque se fosse hoje penso que o domínio verificado pela equipa culé, na final da última edição da Liga dos Campeões, não se verificaria. Existe mais do que Real Madrid e Barcelona no futebol europeu. Antevejo uma grande época para o Manchester e muitos títulos para o insaciável Alex Ferguson.


                                                      fonte: www.youtube.com

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Clément Grenier


  • Nome: Clément Grenier
  • Data de Nascimento: 7 de Janeiro de 1991
  • Local de Nascimento: Annonay
  • Altura: 1,86m
  • Peso: 72 kg
  • Pé: Direito
  • Clube actual: Lyon
  • Posição: Médio / Ala
Clément Grenier é, hoje em dia, uma das maiores promessas do futebol francês. Com 20 anos, o futebol de Grenier demonstra já muita maturidade. Dotado de uma excelente técnica, exímio a sair no drible, este jogador francês pode jogar no meio campo ofensivo ou na ala direita do ataque. Após uma época em que o Lyon desiludiu, Grenier é um excelente reforço para esta temporada. Arsène Wenger está atento a este talento, um jogador a ter em conta.

Fonte: www.olyon.fr

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Selecção: O caso Ricardo Carvalho

Já muito foi dito sobre a "deserção" de Ricardo Carvalho do estágio da selecção nacional. Em tudo o que eu ouvi e li, as pessoas que comentaram o caso são quase todas unânimes em atribuir as culpas ao jogador do Real Madrid. Concordo parcialmente com esta visão. Apesar de também achar que Ricardo Carvalho não esteve bem ao abandonar uma equipa que necessitava, e muito, dos seus serviços, também acho que os dirigentes federativos falharam.

Na minha óptica a falha situa-se na facto de este caso ter chegado ao público de forma tão abrupta. Deixo uma pergunta. Não teria sido possível evitar esse caso se tivesse havido um maior acompanhamento por parte de algum dirigente federativo presente no estágio?. Penso que o que faltou aqui foi a ausência de alguém perto de Ricardo Carvalho para aconselha-lo da melhor forma possível, alguém que lhe fizesse ver que a atitude, que ele pretendia tomar, não era a mais adequada. Se logo na hora, em que o central português decidiu abandonar o estágio, alguém estivesse por perto para impedir tal atitude, tenho a certeza que o "caso Ricardo Carvalho" não chegaria sequer a ter sido um caso.
Fonte: www.dn.pt
Infelizmente aquilo que parece acontecer, demasiadas vezes, é que em caso de sucessos vemos muitos dirigentes a dar a cara. Já quando algo corre mal, ou quando alguma situação menos positiva acontece e poderia ser evitada, esses mesmo dirigentes eclipsam-se.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Liga dos Campeões: adversários das equipas portuguesas na fase de grupos

Benfica e FC Porto são os dois representantes portugueses presentes na edição 2011/2012 da Liga dos Campeões. Após analisar o sorteio percebe-se que a sorte não foi a mesma para o campeão e vice-campeão. Se por um lado o Benfica apanhou um dos tubarões do futebol europeu (fruto de não ter sido cabeça de série), o Manchester United, a equipa de Jorge Jesus não se pode queixar da sorte, já que Basileia e o Otelul Galati são equipas acessíveis.

O FC Porto, por seu lado tem um grupo bastante competitivo. Zenit, Shaktar Donetsk e o Apoel de Nicósia são as equipas que constituem o Grupo G. O FC Porto parece ser o favorito, até porque se apresenta como o último vencedor da Liga Europa, no entanto a equipa azul e branca terá de ter muito cuidado, já que, na minha opinião, Zenit, Shaktar podem entrar pela luta pelo primeiro lugar.

Veja aqui a analise das equipas adversárias do Benfica:

Adversários das equipas portuguesas na Champions - Grupo C
View more presentations from David Carvalho

Veja aqui a analise das equipas adversárias do FC Porto:
Adversários das equipas portuguesas - Grupo G
View more presentations from David Carvalho

* todas as fotografias usadas nos gráficos, foram retiradas do site www.zerozero.pt

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sporting: Um caminho perigoso


Fonte: www.abola.pt


O início de época do Sporting Clube de Portugal (SCP) não tem estado à altura das expectativas. Os bons indicadores dados pela pré época acabaram por não se verificar neste primeiro jogos. Penso, no entanto, que a maior falha neste início de temporada foi dada pela direcção leonina. Não percebi qual foi a ideia de organizar uma conferência de imprensa para criticar a arbitragem.

Em abono da verdade o SCP foi, de facto, prejudicado num dos jogos realizados esta época (Sporting-Olhanense). Acho inteiramente justo que os seus dirigentes se insurjam contra o sucedido. Agora que essa revolta se verifique através da realização de uma conferência de imprensa em que a única temática é criticar as arbitragens e os árbitros, penso que foi um autêntico tiro no pé por parte de quem dirige os destinos do clube de Alvalade.

O SCP deveria, nesta fase, saber que tais medidas não o beneficiam em nada, muito pelo contrário é uma exposição desnecessária. Numa altura em que a equipa e o seu treinador precisam de tranquilidade para trabalhar, "comprar" uma guerra com os árbitros poderá não ter sido a melhor opção. Para além disso, os dirigentes do Sporting escolheram um caminho deveras perigoso. Se existe legitimidade para contestar uma arbitragem menos conseguida, quando a equipa de Alvalade alcançar uma vitória graças a esses mesmos erros ( e a temporada é longa, essa possibilidade é forte), os seus dirigentes deverão ter a frontalidade de assumir que foram beneficiados. Claro que esta minha visão das coisas só seria possível num mundo utópico, em que a justiça e a verdade prevalecem acima de tudo. De qualquer forma este início de época demonstra que, em Alvalade, em alguns aspectos ainda não há uma mudança com o passado recente. Domingos Paciência é um excelente treinador e merece o melhor dos ambientes para trabalhar, assim parece ser difícil.

Messi: Melhor futebolista europeu 2011

Nasci em 1981 e somente  na década de 90, com 11 anos, a minha mente despertou para o futebol. Lembrou-me vagamente do Mundial de 90, da derrota e das lágrima dos argentinos contra uns poderosos alemães. Recordo perfeitamente do mundial de 94 nos EUA, das principais estrelas da selecção italiana, Roberto Baggio e Squilacci, falaharem os seus respectivos penaltis, tornando assim o Brasil campeão do mundo.

Poderia continuar até aos nosso dias: No entanto, aquilo que me leva a escrever hoje é o prémio atribuído, ontem, a Lionel Messi. O jovem craque argentino tem vindo a coleccionar prémios individuais bem como títulos colectivos com o seu super Barcelona. Eu não nasci na era dos Maradonas (embora ainda tenha visto o final de carreira do astro argentino) e do Pelés, ou melhor não me lembro de os ver jogar, todas as memórias que tenho destes e de outros craques de antigamente são me dadas pelos vídeos do youtube. Tenho em memória sim, um jogador que para mim foi dos melhores da sua geração, Zinedine Zidane.

 A classe e o à vontade do maestro francês em gingar frente aos seus adversários sempre me deliciaram.
Hoje falamos em Messi. Depois de ver o pequeno génio argentino a brilhar nos campos de futebol, recordo não só Zidane, mas também Maradona, Pelé, Figo, Ronaldinho, Kaká e tantos outros que têm vindo a fazer sonhar gerações inteiras de miúdos e graúdos. É verdade que Cristiano Ronaldo é, por tudo o que joga e faz jogar, um jogador que marca uma era no futebol mundial, mas Messi está um patamar acima. Ver o craque do Barcelona com a bola nos pés, a romper defesas com os seus passes mortíferos faz-me ter a certeza que o prémio, bem como tantos outros, atribuído ontem pela UEFA a Lionel Messi é inteiramente merecido. 

Fonte: www.academia-de-talentos.com

Messi não é só o melhor jogador "europeu" da actualidade, é também e sem sombra de dúvidas o melhor jogador do mundo e arrisca-se a ser o melhor de sempre. Resta uma pergunta. Conseguirá Cristiano Ronaldo reinventar-se e lutar, com Messi, pelo trono de melhor de todos os tempos?  O futuro o dirá.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...