sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Para onde caminha o futebol português?

Esta é sem dúvida a pergunta que muito dos amantes do futebol se devem estar a perguntar, e quando falo em amantes do futebol refiro-me àqueles apaixonados (como eu) pelos golos, pelas soberbas defesas dos guarda-redes, pelas fintas, pelas tácticas das equipas, todos os ingredientes que fazem deste desporto o que é e que lhe permite alcançar tamanha popularidade. Infelizmente tenho que interromper aqui a minha visão romântica e regressar a realidade do futebol no nosso país. Fomos, uma vez mais, invadidos com notícias que em nada dignificam o nosso já tão maltratado futebol em Portugal. Fazendo um apanhado destas últimas semanas conseguimos facilmente recordar alguns casos que fizeram as primeiras páginas dos jornais desportivos( e não só) nas últimas semanas.
O caso do túnel da Luz continua a dar que falar, desta feita foi a Agência Lusa que publicou notícias sobre uma eventual agressão, por parte de funcionários do clube da Luz, a um funcionário do FC Porto no jogo entre as duas equipas o ano passado. Vê-se também nas imagens divulgadas pela agência noticiosa funcionários do Benfica a mudarem a posição das câmaras de vigilância uns dias antes do jogo. Terá sido um acto premonitório do que iria acontecer? ou um simples gesto casual? Deixo a cada um a interpretação que achar mais adequada. No reino do dragão e depois de Pinto da Costa ter feito uma apelo à investigação dos jogos do campeonato, falando mesmo em apito encarnado, desta vez foi a vez de Rúben Micael e Rúben Costa acusarem Rui Costa e Jorge Jesus de comportamentos menos correctos no intervalo do Benfica-Nacional desta época. Em Alvalade as coisas não estão melhores e Sá Pinto e Liédson chegaram mesmo a vias de facto no fim do jogo entre Sporting e o Mafra para a Taça de Portugal, confrontos já ocorridos nos balneários da equipa leonina. Situação que levou à demissão de Sá Pinto de director desportivo da equipa verde e branca. Como se isto não bastasse a publicação na internet das escutas do Apito Dourado não favorecem em nada a própria justiça civil pelo facto de ninguém ter entendido como um material desta importância, e ao qual só tinham acesso os magistrados e a própria polícia, consegue ser tornado público.
Todos estes acontecimentos, e mais alguns no passado, não beneficiam em nada o futebol português. Será, e este pedido já não é novo infelizmente, que já não é tempo dos agentes desportivos acordarem e perceberem, que se continuarem com estas linhas de orientação, o futebol português nunca sairá da cauda da Europa. Alguns dos melhores jogadores a jogarem na Europa são portugueses, os treinadores portugueses, na sua grande maioria, continuam a dar cartas lá fora, seria talvez tempo, e em respeito para com eles, de pensar em mudar de caminho, porque quem gosta do futebol, na sua essência mais pura, está farto de tanta polémica!.

Taça Itália


O Inter de Milão está na meia final da Taça de Itália e acaba por agravar ainda mais a série de maus resultados da Juventus, que se vê assim reduzida unicamente a lutar por um troféu na Liga Europa, atendendo o facto de já se encontrar a 16 pontos de distância da equipa de José Mourinho na Série A.

A equipa nerazzuri não começou no entanto bem o jogo, sofrendo logo um golo por intermédio de Diego, num frango monumental de Toldo. A equipa de José Mourinho viu-se assim na obrigação de partir em busca de uma resultado mais favorável. A Juventus poderia mesmo ter chegado ao 2-0 por Chiellini que ainda mandou uma bola bola à trave de Toldo, logo no início da segunda parte. No entanto, a sorte acabaria por sorrir a equipa de Milão, num livre marcado por Sneijder, Lúcio emendou a boca da baliza e acabaria por fazer o golo do empate. O segundo golo chegaria já no minuto 89 por Balotelli.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Taça da Liga: Última jornada


Na última jornada da fase de grupos, não foram registadas grandes surpresas. Os três grandes apuraram-se no primeiro lugar dos seus respectivos grupos, a Académica foi o melhor segundo da primeira fase da competição e acompanha assim o Porto, o Benfica e o Sporting à fase seguinte.
O Benfica venceu com alguma dificuldade o seu jogo contra o Rio Ave por 2-1. Os encarnados chegaram ao golo por Carlos Martins (49') num forte e colocado remate a entrada da área. Passado alguns minutos (54') o Rio Ave empatou, num lance muito polémico através da marcação de uma grande penalidade por Bruno Gama. No entanto o Benfica chegaria a vantagem final, em mais uma assistência de Cardozo, por intermédio de Di Maria ao minuto 76'.

Nos outros jogos, tanto o Porto como o Sporting sentiram dificuldades para vencerem os seus encontros. Os dragões venceram por 2-0 o Estoril na Amoreira com golos de Fernando Belluschi (53') e Orlando Sá (77') em jogo de estreia de Rúben Micael com a camisola azul e branca, já os leões na Trofa não foram além do 1-0 num golo marcado por Liedson ao minuto 36 após marcação de uma canto de Veloso.

1 Liga: 19º Jornada


Cristiano Ronaldo foi uma vez mais o protagonista da jornada. Numa noite que se queria de festa, com as homenagens a Carlos Sainz e Ruud Van Nistelrooy, o internacional português acabou por se fazer notar no melhor e no pior da equipa do Real. CR9 até conseguiu regressar aos golos, após ter estado três jogos em branco. No 1-0 o avançado português correspondeu da melhor forma ao cruzamento de Kaká (36'). Já no 2-0, Ronaldo fez um grande golo num potente remate a passe de Guti (40'). O Real Madrid ia assim para o intervalo a ganhar por 2-0 graças a Cristiano Ronaldo, numa primeira parte em que o Málaga esteve em bom plano. No entanto, o pior estaria para vir já no segundo período mais concretamente ao minuto 70. Ronaldo ao tentar se desenvencilhar do seu adversário Mtilga, deu-lhe uma cotovelada passível de vermelho directo segundo a interpretação do árbitro. Esta já é a segunda expulsão desde que chegou a Madrid e a sexta na carreira.

Nos outros jogos da jornada, o Barcelona venceu o Valladolid por 3-0. Em mais uma noite de pura classe da equipa catalã, o Barcelona cedo chegou ao golo por Xavi aos 20 minutos, dois minutos depois foi a vez de Daniel Alves marcar, num cruzamento remate que enganou o guarda-redes adversário. Foi já ao minuto 54, que o inevitável Messi fez o resultado final após bom entendimento com Ibrahimovic.

De registar ainda a derrota do Atlético de Madrid de Simão por 1-0 contra o Getafe. Tiago entrou na segunda parte e ia sendo expulso já nos descontos.

Série A: 21ª Jornada


O Inter de José Mourinho ganhou o derby de Milão por 2-0 num dos encontros da 21º jornada da Séria A. A equipa "nerazzuri" vê assim a sua vantagem aumentar para 9 pontos sobre o seu principal rival o A.C Milan que tem no entanto menos um jogo.O Inter inaugurou o marcador logo aos 10 minutos por Diego Milito, no entanto, a equipa de Mourinho viria ainda a sofrer a expulsão de Sneijder, por protestos, aos 27 minutos. Os campeões também se fazem de sofrimento e na já na segunda parte chegaria ao 2-0 por intermédio de Pandev na marcação de um livre directo. O A.C Milan podia no entanto ter reduzido a desvantagem, mas Ronaldinho viu o seu compatriota Júlio César defender-lhe o penalty, um lance que levaria a expulsão de Lúcio.

No outro jogo grande da jornada, a Juventus perdeu em casa por 1-2 contra a Roma. A equipa de Ciro Ferrara vai de mal a pior e perdeu completamente a esperança de chegar ao título pois já se encontra a 13 pontos do Inter. Del Piero marcou primeiro para a equipa de Turim, num grande remate cruzado, mas já nos minutos finais Totti, que entrou no início da partida para substituir Luca Toni lesionado, de grande penalidade e Riise num golo de cabeça consumaram a reviravolta. A Juventus nos últimos 15 jogos somou a sua nona derrota.

De registar ainda nesta jornada, a derrota da Fiorentina em casa do Palermo por 3-0, tendo os golos sido obtidos por Hernandez aos 27 e 36 minutos e Budan aos 58' fechou a contagem.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Taça de Portugal: Oitavos de Final


A realização dos sete jogos dos oitavos final da Taça de Portugal, não trouxeram muitas surpresas mas foram recheados de emoção. No Restelo o FC Porto teve que puxar dos galões para vencer a equipa da casa. O Belenenses chegou mesmo a vantagem por Lima logo aos 13', no entanto, ainda a equipa do Belenenses festejava já Falcao repunha a igualdade para a equipa azul e branca. A segunda parte trouxe mais do mesmo, um Belenenses atrevido e um Porto muito apático. Foi com alguma naturalidade que Lima voltaria a marcar desta feita aos 81'. Quando se pensava que a equipa de Jesualdo Ferreira podesse ser eliminada da taça, Rodriguez, após bom cruzamento de Àlvaro Pereira, empatou a partida e levou o jogo para prolongamento. No entanto, o melhor estava para vir, após 30 pénalties marcados os tetra campeões nacionais finalmente levavam de vencida a equipa da cruz de cristo. Numa noite em que sem qualquer dúvida os heróis da partida foram os guarda-redes, Beto acabou por se destacar defendendo sozinho 5 pénalties.

Nos outros jogos da noite, de registar a vitória suada do líder Braga em Freamunde por 3-1. O Sporting também não escapou ao susto contra o Mafra. Após ter estado a vencer por 4-1, a equipa leonina ia se deixando surpreender na recta final, permitindo que o Mafra chegasse ao 4-3, resultado que ficaria assim aos fim dos 90'.

No outro jogo entre equipas da primeira divisão, O Rio-Ave e o Vitória de Guimarães empataram a 2-2 no fim dos 90', num jogo frenético. Na lotaria das grandes penalidades a equipa de Vila do Conde acabaria pr ser mais feliz.

De registar ainda as qualificações para os quartos de final, de Pinhalnovense, Naval e Paços de Ferreira, ficando a faltar o jogo em atraso que se irá realizar no Domingo entre o Desportivo de Chaves e o Beira Mar.

Liga Inglesa: Arsenal líder e Liverpool volta as vitórias


Num jogo em atraso da Premier League, o Arsenal conquistou uma importante vitória sobre o Bolton (4-2), alcançando assim o primeiro lugar da liga. Num jogo que esteve longe de ser fácil para os Gunners, a equipa da casa viu mesmo o Bolton chegar rapidamente ao 2-0, golos marcados por Cahill e Taylor. O Arsenal reduziu a desvantagem por Rosicky ainda antes do intervalo. A segunda parte foi toda da equipa londrina, Fabregas empatou a partida aos 52', tendo chegado mesmo a vantagem no marcador aos 65' por intermédio do central Vermaelen, Arshavin fixou o resultado aos 85'.

No outro jogo da noite, o Liverpool voltou as vitórias, tendo Kuyt sido o herói da noite ao apontar os dois golos da vitória sobre o Totthenam (2-0).

Equipa do ano 2009 para os visitantes do site da UEFA


A UEFA divulgou ontem no seu site a equipa do ano 2009. A equipa é escolhida por mais de 320 mil visitantes ao site do organismo de futebol.É de registar um claro domínio do Barcelona que consegue eleger 6 jogadores, o defesa direito Daniel Alves, o central Carlos Puyol, bem como os medios Andres Iniesta e Xavi Hernandez, o avançado Lionel Messi e Zlatan Ibrahimovic também fazem parte da lista dos jogadores blaugrana eleitos.

De registar ainda a eleição de Cristiano Ronaldo, assim como dos seus companheiros de equipa Kaká e Iker Casillas. Jonh Terry do Chelsea e Patrice Evra do Manchester United completam os outros dois lugares da equipa do ano. O treinador do ano para os cibernautas foi, devido provavelmente à sua fantástica época, o treinador do Barcelona Pep Guardiola.

IFFHS: Baía é o melhor português entre os guarda-redes


Vitor Baía é o português mais bem colocado no ranking mundial de guarda-redes publicado pela IFFHS, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. O antigo guardião do F.C. Porto e da selecção surge no 20º lugar de uma lista liderada pelo italiano Gianluigi Buffon.

O outro português no «ranking» é Ricardo, que ocupa a 55ª posição. A listagem é feita de acordo com o «ranking» anual elaborado pela IFFHS desde 1987.

Entre os 10 primeiros estão de resto dois guarda-redes que jogaram no futebol português: o dinamarquês Peter Schmeichel, que representou o Sporting, e o belga Michel Preudhomme, que jogou no Benfica.

Ranking mundial de guarda-redes para a IFFHS

1. Gianluigi Buffon (Itália), 78
2. Peter Schmeichel (Dinamarca),69
3. Iker Casillas (Espanha), 63
4. Oliver Kahn (Alemanha), 62
5. José Luis Chilavert (Paraguai)
6. Walter Zenga (Itália), 55
7. Edwin Van der Sar (Holanda), 53
8. Petr Cech (Rep. Checa), 44
9. Michel Preudhomme (Bélgica), 43
10. Claudio Taffarel (Brasil), 40
11. David Seaman (Inglaterra), 38
12. Fabien Barthez (França), 37
13. Andoni Zubizarreta (Espanha), 35
13. Dida (Brasil), 35
15. Rinat Dasaev (Rússia), 27
16. Javier Goycochea (Argentina), 26
17. Johan van Breukelen (Holanda), 23
18. Peter Shilton (Inglaterra), 22
18. Vítor Baía (Portugal), 22
20. Andreas Kopke (Alemanha), 21
20. Francesco Toldo (Itália), 21

55. Ricardo, 4

IFFHS: Guardiola o melhor de 2009


O treinador do Barcelona, Pep Guardiola, foi eleito o melhor treinador de clubes de 2009 pela Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS). A campanha dos catalães levou à consagração do técnico, que com 300 pontos bateu Alex Ferguson, do Manchester United.

No terceiro lugar de 2009 ficou o treinador luso do Inter de Milão, que recolheu 66 votos, ocupando o último lugar do pódio, à frente de Alejandro Sabella, que venceu a Taça Libertadores com o Estudiantes de La Plata, da Argentina. O alemão Felix Magath fecha o «top ten», depois de ter levado o Wolfsburgo a um título inédito, na Bundesliga.



1. Pep Guardiola (ESP/Barcelona), 300 pontos
2. Alex Ferguson (ESC/Manchester Utd), 137
3. José Mourinho (POR/Inter), 66
4. Alejandro Sabella (ARG/Estudiantes), 54
5. Mircea Lucescu (ROM/Shakhtar Donetsk), 50
6. Arsène Wenger (FRA/Arsenal), 44
7. Guus Hiddink (HOL/Chelsea), 38
8. Laurent Blanc (FRA/Bordéus), 34
9. Jorge Daniel Fossatti (URU/LDU de Quito), 16
10. Felix Magath (ALE/Wolfsburgo/Schalke) 15

IFFHS: Del Bosque é o seleccionador do ano


Vicente del Bosque é o melhor seleccionador do mundo para a IFFHS, Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol.
Com 185 pontos, o técnico espanhol sucede ao compatriota Luis Aragonés, campeão da Europa em 2008 e então eleito com 252 pontos. De registar ainda as ascensões de Fabio Capello (Inglaterra) e Dunga (Brasil) ao segundo e terceiro lugares, respectivamente, depois de terem sido sétimo e nono classificados na última eleição. O seleccionador campeão do Mundo, Marcello Lippi (Itália) caiu três posições, sendo 13º.

Depois de ter sido votado o melhor treinador do mundo em 2002, pelo Real Madrid, o espanhol de 59 anos foi distinguido o melhor seleccionador por larga margem.

IFFHS: Pierluigi Colollina eleito o melhor arbítro de sempre


A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou a lista dos melhores árbitros de sempre, apesar de apenas contabilizar jogos desde 1987.
O italiano Pierluigi Collina ocupa a primeira posição da tabela, seguido pelo alemão Markus Merl e pelo dinamarquês Peter Mikkelsen. O também transalpino Roberto Rosetti é o juiz em actividade em melhor posição, ocupando o 12º lugar com 30 pontos.

1. Pierluigi Collina (Itália), 86
2. Markus Merk (Alemanha), 66
3. Peter Mikkelsen (Dinamarca), 62
4. Kim Milton Nielsen (Dinamarca) e Sándor Puhl (Hungria), 50
6. Anders Frisk (Suécia), 40
7. Lubos Michel (Eslováquia) e Pier-Luigi Pairetto (Itália), 37
9. Michel Vautrot (França), 36
10. Urs Meier (Suíça), 34

IFFHS: Mourinho eleito o 5.º melhor treinador do mundo


A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) elegeu José Mourinho como quinto melhor técnico do mundo, entre 1996 e 2009.

O mesmo organismo já tinha colocado o técnico português em terceiro lugar na lista do melhor treinador do mundo em 2009.

Mourinho assegura o quinto lugar com 48 pontos, enquanto no pódio ficaram Alex Ferguson (1º com 87 pts), Marcello Lippi e Arséne Wenger (ambos com 58 pontos).

1. Alexander Ferguson (Escócia), 87
2. Marcello Lippi (Itália), 58
Arsène Wenger (França), 58
4. Guus Hiddink (Holanda), 51
5. José Mourinho (Portugal), 48
6. Ottmar Hitzfeld (Alemanha), 43
7. Marcelo Bielsa (Argentina), 41
Sven-Göran Eriksson (Suécia), 41
9. Luiz Felipe Scolari (Brasil), 38
10. Frank Rijkaard (Holanda), 34

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Liga Italiana 20ª Jornada


Após a realização de mais uma jornada de futebol em Itália, é de registar mais uma derrota da Juventus por 1-0, desta feita contra o Chievo. Num jogo muito pobre por parte da equipa de Turim o Chievo chegou ao golo ao minuto 33 por Sardo. A equipa ainda treinada por Ciro Ferrara fez sempre muito pouco para pretender alcançar outro resultado e já leva 13 pontos de atraso em relação à equipa orientada por José Mourinho, o Inter de Milão.

O Inter por sua vez, empatou 2-2 com o Bari. A equipa orientada pelo treinador português esteve mesmo a perder por 2-0 tendo os golos sido apontados por Barreto aos 60 e 64. Num jogo marcado por muitas faltas tendo sido mesmo marcados três dos quatro golos de penalti, o Inter reduziu a desvantagem logo ao minuto 68 pelo reforço de inverno, Pandev. O inevitável Diego Milito chegaria mesmo ao empate aos 74' através da marcação de mais uma penalidade. O Inter mantém no entanto a liderança do campeonato com 46 pontos, mais quatro de vantagens que o seu rival de Milão que tem menos um jogo. O Milan venceu os eu jogo contra o Siena por 4-0, sendo re realçar o hat-trick de Ronaldinho que parece assim estar em subida de forma, o outro golo do encontro foi apontado por Borrielo.

De registar ainda a vitória da Roma por 3-0 sobre o Génova, tendo Totti bisado por duas vezes, tendo sido o outro tento apontado por Perrotta. Noutro jogo do fim de semana a Fiorentina perdeu por 1-2 contra o Bolonha, o golo da equipa de Florença foi apontado por Mutu aos 51' sendo os da equipa adversária apontados por Giménez aos 28' e Di Vaio aos 45'.

Liga Inglesa 22ª Jornada




O Chelsea de Carlo Ancelotti continua a mostrar força e poderia na Liga Inglesa. Este fim de semana a equipa londrina não fez por menos e bateu de forma categórica o Sunderland por 7-2, mantendo assim a liderança do campeonato. Com ausências de peso como Drogba e Essien, ao serviço das suas selecções na CAN, o Chelsea não demorou muito em chegar à vantagem, tendo tido como grande figura o avançado Nicolas Anelka, autor de dois dos sete golos. O primeiro foi aos 10 minutos de jogo, mas rapidamente dilataram a vantagem, Malouda 18', Joe Cole 22' e Frank Lampard aos 34' fixaram assim o resultado em 4-0 ao intervalo. A segunda parte foi mais do mesmo, Ballack aos 52' elevou a contagem para 5-0, tendo reduzido a equipa do Sunderland por intermédio de Zenden, entrado ao intervalo, aos 56'. À passagem do minuto 65 Anelka bisou na partida e já em cima do fim da partida, novo bis desta feita da autoria de Frank Lampard, já nos descontos foi Bent que reduziu para a equipa do Sunderland. De salientar ainda a titularidade de Ricardo Carvalho na equipa londrina.

Noutros resultados da jornada, é de registar a primeira derrota do City sob o comando de Roberto Mancini por 2-0 frente ao Everton, sendo os golos apontados por Pienaar 36' e Louis Saha 45+1'. A outra equipa de Manchester, o United também venceu. A jogar em casa ganhou por 3-0 o Burnley, tendo sido os golos apontados por Berbatov 63', Rooney 68' e Diouf 90+3'. Nani também jogou e esteve em bom plano, tendo sido o autor do canto no primeiro golo da sua equipa e tendo estado na jogada do segundo golo dos red devils.

A atenção doi FC Porto, a vitória do Arsenal por 2-0 sobre o Bolton, no regresso de Cesc Fabregas, tendo mesmo apontado o primeiro golo da sua equipa aos 28 minutos de jogo, a equipa londrina chegou ainda ao segundo por intermédio do espanhol Mérida aos 78'.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Sérgio Canales



Sérgio Canales

Nasceu em Santander em 1991. Desde muito cedo defendeu as cores do clube da cidade que o viu nascer, o Racing. De baixo estatura mas com muita agilidade, este médio centro é já um valor seguro da nova geração do futebol espanhol. Canales começou a mostrar a suas potencialidades ao serviço da selecção espanhola de sub-15. Daí a dar o salto para os sub-17 foi uma questão de pouco tempo. Nos sub-17 sagrou-se campeão europeu ao lado de jogadores como Bojan, Mérida ou Thiago. A consagração no campeonato da europa da categoria na Turquia foi o impulso necessário para começar a aparecer na equipa principal do clube ca Cantábria. Estreia-se aos 17 anos na Taça Uefa. No seu primeiro ano como profissional jogou somente por 8 vezes, rodeado de jogadores de topo como Munitis e Zigic ajudou a sua equipa a conseguir a manutenção. Devido ao seu elevado valor e a sua idade já não faltam clubes interessados nos seus serviços, clubes como o Real Madrid, o Sevilha e o Barcelona já tentam lhe piscar o olho. Um jogador para seguir com atenção.

IFFHS: Janko eleito melhor goleador do ano 2009


Marc Janko, avançado do Salzburgo, foi eleito o melhor goleador do ano 2009, num prémio atribuído pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).

O avançado austríaco foi o goleador mais eficaz, terminado o ano com 39 golos apontados. Na segunda posição encontra-se Diego Forlán, jogador do At. Madrid, com 32 golos, e na terceira surge Samuel Eto’o, ex-Barcelona e actualmente no Inter Milão, com 30 golos marcados, os mesmos que o colombiano Teófilo Gutiérrez (Junior de Barranquilla).

1. Marc Janko FC Red Bull Salzburg Áustria 39
2. Diego Martín Forlan Club Atlético de Madrid Uruguaio 32
3. Samuel Eto‘o FC Barcelona Camarões 30
4. Teófilo Antonio Gutiérrez CPD Junior Barranquilla Colômbia 30
5. Edinaldo Batista "Grafite" VfL Wolfsburg Brasil 28
6. Aleksandar Duric Singapore Armed Force FC Singapura 28
7. David Villa Valencia CF Espanha 28
8. José Gustavo Sand CA Lanús Argentina 28
9. Erwin Hoffer SK Rapid Wien Áustria 27

IFFHS: Casillas eleito melhor guarda-redes do ano 2009


Iker Casillas, foi eleito o melhor guarda-redes do ano, guardião do Real Madrid obteve 230 votos, ficando a uma longa distância de Gianluigi Buffon, internacional italiano, com apenas 150 votos (2º classificado). Júlio César, guarda-redes brasileiro do Inter de Milão, fechou o pódio, com apenas 124 votos conquistados.

Classificação:

1. Iker Casillas (ESP/Real Madrid), 230 pontos
2. Gianluigi Buffon (ITA/Juventus), 150
3. Julio César (BRA/Inter), 124
4. Edwin van der Sar (HOL/Manchester Utd), 87
5. Petr Cech (CHE/Chelsea), 75
6. Víctor Valdes (ESP/Barcelona), 53
7. José Manuel Reina (ESP/Liverpool), 19
8. Igor Akinfeev (RUS/CSKA Moscovo), 17
9. Tim Howard (USA/Everton), 7
10. René Adler (ALE/Bayer Leverkusen), 6
11. José Francisco Cevallos (ECU/LDU Quito), 5

IFFHS:Xavi eleito melhor jogador do ano 2009


A Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS) elegeu o internacional espanhol Xavi, do Barcelona, como o melhor jogador do mundo de 2009.

Xavi somou 164 pontos e garantiu o primeiro lugar no «ranking» da IFFHS. Na segunda posição encontramos o internacional argentino Messi, do Barcelona, com 143 pts, seguido do brasileiro Kaká, do Real Madrid, com 99 pts. De salientar ainda que o internacional português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, ficou somente pela sétima posição, com 41 pontos.

Classificação:

1.º Xavi, Barcelona, 164 pontos
2.º Messi, Barcelona, 143
3.º Kaká, Real Madrid, 99
4.º Iniesta, Barcelona, 98
5.º Gerrard, Liverpool, 54
6.º Fábregas, Arsenal, 45
7.º Cristiano Ronaldo, Real Madrid, 41
8.º Lampard, Chelsea, 35
9.º Pirlo, Milan, 26
10.º Véron, Estudiantes, 13

Taça da Liga - Jornada 2


Após mais uma jornada da Taça da Liga, só o Sporting alcançou a vitória. Dos três grandes só a equipa de Alvalade conseguiu vencer a União de Leiria, em jogo a contar para a segunda jornada da Carlsberg Cup. A equipa leonina entrou bem no jogo e ao fim dos primeiros quarenta e cinco minutos já vencia por 2-0, com os golos a serem apontados por João Pereira aos 15' e Miguel Veloso aos 35'. A equipa de Leiria equilibrou as coisas, fruto das mexidas do seu treinador Lito Vidigal que apostou em Carlão ao lado de Cássio, acabando mesmo por chegar ao golo por Carlão aos 69'.

No grupo A, Académica e Futebol Clube do Porto empataram, num jogo sem golos. A primeira parte mostrou uma académica atrevida, onde a equipa de Coimbra poderia mesmo ter chegado ao golo na primeira metade. A segunda parte o FC Porto foi mais acutilante e por sua vez poderia ter inaugurado o marcador. De registar ainda o estado do relvado que, devido a forte chuva registada em Coimbra, tornou o trabalho das duas equipas muito complicado.

Jogo também ele marcado pelo mau tempo foi o de Guimarães. Numa noite extremamente chuvosa na cidade berço, o Benfica não para além de um empate a um golo. A equipa vimaranenses esteve melhor na primeira parte criando alguma oportunidades de golo. Foi, no entanto, somente ao minuto 59 que Douglas fez golo, fruto da desatenção da defesa benfiquista. A perder por 1-0, Jorge Jesus recorreu a Cardozo e Di Maria para inverter o rumo dos acontecimentos. Foi já aos 74' que Fabio Coentrão empatou para as águias. Já no final da partida, Julio César o guarda-redes do Benfica, evitou por várias vezes que o Guimarães saísse vitorioso do seu reduto.

De registar ainda a derrota do Braga perante o Leixões por 1-0, que assim ao fim de duas jornadas e com outras tantas derrotas se encontra irremediavelmente eliminado.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O Projecto

Olá a todos os fãs deste grande desporto que é o futebol.

Este blogue nasce de um desejo imenso de escrever sobre futebol, desporto amado por multidões e de que todos falam. Serei mais um a abordar a temática, pretendo trazer a minha visão do fenómeno para este espaço, sempre na maior isenção, exercício deveras difícil, e sem o intuito de alimentar a polémica que tanto tinta faz correr nos meios de comunicação social.

Este blogue é feito para mim mas também para todos vós, espero que gostem!

A todos um obrigado pelas visitas e pelo feedback
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...