sexta-feira, 16 de março de 2012

Comunicação desportiva: A importância do discurso do treinador

Como tenho vindo a referir ultimamente, a comunicação no desporto é cada vez mais importante. Existem, no futebol internacional, bons exemplos de treinadores que dominam na perfeição o aspecto comunicacional. José Mourinho, Pep Guardiola ou André Villas-Boas são alguns desses bons exemplos.

 A forma como os jogadores percebem a mensagem do seu treinador pode ser, nos dias que correm, aquilo que irá definir o sucesso ou o fracasso da equipa. Ontem, ao ler as declarações de Alex Ferguson, no final do jogo com o Bilbao, ficou ainda mais clara, para mim, a importância de ter um discurso realista e coerente. Ferguson após a derrota da sua equipa na Liga Europa (Manchester United perdeu os dois jogos com o Atlético de Bilbao) decidiu elogiar o adversário, afirmando ainda que a sua equipa esteve muito longe do esperado. 

Fonte: www.futbolplus.com

Um excelente exemplo de comunicação. Numa só declaração Ferguson acaba por passar uma mensagem externa (elogio ao adversário) e uma mensagem interna (a equipa terá de se superar). Existem muitas formas de justificar derrotas. Em Portugal resvala-se muitas vezes pelos caminhos das arbitragens. Às vezes é essencial ter a capacidade de dizer que quando não se ganha é porque simplesmente... não se foi melhor que o adversário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...