quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Crise do FC Porto

Há uma semanas um amigo meu disse-me que ia levar o seu filho ao Estádio do Dragão para ver um jogo do FC Porto. Fiquei então a saber que o pai já lhe tinha prometido o ano passado uma ida ao estádio dos azuis e bancos. De forma repentina, e sem ter pensado muito confesso, respondi-lhe que ele escolhia um ano mau para levar o seu filho ao futebol e mais particularmente ver o clube do seu coração, o FC Porto.

É um bocado difícil de explicar a uma criança, e não só, como é possível que este Porto, esta época, jogue tão pouco. Eu próprio, e já sou bem mais velhinho, não tenho grande explicação para do futebol praticado, esta temporada, pelos azuis e brancos.

Este Porto é uma sombra da equipa empolgante de Villas-Boas. Os jogadores correm, lutam - excepto no jogo da Académica - mas parecem, na maior parte do tempo, perdidos em campo. Nota-se que as marcações já não são o que eram. A equipa de posse de bola que tantos sucesso deu aos adeptos portistas, o ano passado, já não existe. Este Porto privilegia a velocidade nas suas transições. O problema é que nem isso faz bem. O FC Porto de Jesualdo Ferreira fazia-o bem melhor. 

Fonte: www.revistafutebolista.blogspot.com
Este FC Porto tem, urgentemente, de definir uma identidade e não pode andar a reboque das indefinições do seu treinador. Por muito que a comunicação social tenha dado uma folga a Vítor Pereira - com as vitórias sobre Shaktar e Braga - este Porto, desde o jogo com o Feirense, ainda não fez uma exibição de encher o olho. E atenção porque Benfica e Sporting estão um nível acima no que toca à qualidade do futebol jogado. Por muito que se falem em vitórias, vencer e jogar bem também ajudam ao ânimo. Entretanto e como resposta à pergunta do filho do meu amigo: " Pai porque é que o Porto não ganha tanto este ano?". A melhor resposta será: "Filho, tal como o país o FC Porto está em crise!".

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Benfica-Sporting: Os dois contrastes do derby

O último Benfica-Sporting foi um hino ao futebol. Raras vezes fiquei agarrado, com tanto prazer, à televisão a ver um jogo do campeonato português. Houve emoção, respeito mas sobretudo grande quantidade de futebol bem jogado. Foi um jogo intenso, sempre disputado, pelas duas equipas,  a alta velocidade. Se é verdade que o Benfica saiu vencedor, o Sporting, por seu lado, pode ficar satisfeito com a sua prestação, o empate teria sido um prémio justo para a equipa de Domingos Paciência. Este Sporting nada tem a ver com a equipa amorfa e triste das últimas épocas. Este novo leão sabe rugir e ir à luta. É sem dúvida um candidato ao título. Porto e Benfica que se cuidem.

Fonte: www.record.pt
Um comentário sobre a, já tão falada, "jaula" da Luz. É incompreensível a atitude dos dirigentes benfiquistas no que toca à colocação de uma caixa de segurança onde ficaram os adeptos sportinguistas. O bom senso é de ouro nestes casos. Seria fácil de adivinhar que essa decisão iria causar polémica - ainda por cima véspera de um jogo com forte carga emocional - sendo por isso de salutar a ausência de qualquer atitude que pudesse inflamar os ânimos dos adeptos. Mais uma vez o Benfica, através dos seus dirigentes, mostrou uma enorme falta de tacto. O clube da Luz parece decidido - sempre que jogos grandes ocorrem - a provocar os clubes adversários e principais rivais. O Benfica tem um passado que fala por si, a sua grandeza é inquestionável, os seus dirigentes é que não parecem estar à altura dos pergaminhos do clube. 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Infografia: Bola de Ouro Fifa/France Football 2011

A Fifa e a revista francesa de futebol, France Football, irão eleger no próximo dia 9 de Janeiro de 2012 o melhor jogador e treinador do mundo da última época. Veja na infografia os candidatos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Portugal-Bósnia: Os 11 guerreiros de Portugal

Decido escrever esta crónica umas horas antes do início do jogo de Portugal contra a Bósnia. Aconteça que o acontecer logo, Portugal tem obrigação de se qualificar para o Euro 2012. Os jogadores portugueses já devem, nesta altura, ter noção do que os espera logo ao fim da tarde. Mau relvado, ambiente hostil, forte pressão psicológica sobre os seus principais "craques", tudo isto já foi dito e escrito. 


fonte: www.maisfutebol.iol.pt

O que mais interessa é, apesar de tudo, a capacidade futebolística dos nossos jogadores em serem melhor, dentro das quatro linhas, do que os bósnios. Para tal mais do que jogadores extremamente habilidosos, os nossos atletas terão de ser uns completos guerreiros. Como se costuma dizer na gira futebolística, terão de vestir o fato de macaco. Os jogadores portugueses têm de ir à luta, dar tudo o que têm sem se preocuparem em chegar em boas condições físicas aos seus clubes. Só assim é que poderão sair da Bósnia com um bom resultado que permita, depois aqui na Luz, carimbar a passagem para o Europeu da Polónia e Ucrânia. De herói a vilão a linha é ténue, cabe aos nossos jogadores escolher qual o papel que querem assumir. Boa sorte Portugal.  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...