sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Balanço 2011

O ano de 2011 está prestes a chegar ao fim. Olhando para trás vemos que muitos foram os acontecimentos que marcaram os últimos 12 meses. Fazendo a viagem por 2011, a nível interno os destaques do ano vão para: o ano fantástico vivido pelo FC Porto. A equipa de André Villas-Boas teve um ano em pleno com as vitórias no campeonato, na Taça de Portugal e a conquista da Liga Europa, final essa disputada, pela primeira vez na história, por duas equipas portuguesas. É por isso justo realçar a campanha brilhante do Sporting Clube de Braga na competição. Por seu lado a Selecção Nacional teve de sofrer para se qualificar para o Europeu do próximo ano. Somente nos play-offs, onde Portugal acabou por levar de vencido a Bósnia, é que Portugal carimbou a passagem para a Polónia e a Ucrânia. 2011 foi ainda um ano em que Cristiano Ronaldo e José Mourinho viram o seu trabalho reconhecido. CR7 venceu, pela segunda vez na carreira, a Bola de Ouro e Mourinho viu ser lhe atribuído, pela FIFA, o prémio de melhor treinador do mundo, fruto da época fantástica ao serviço do Inter de Milão. Uma referência ainda para a Selecção de sub-20 que se sagrou vice-campeã do mundo da categoria, após ter perdido a final com o Brasil por 3-2.


Lá por fora, 2011, foi o ano do Barcelona. A equipa de Pep Guardiola venceu, quase todas, as provas em que esteve envolvida. Foi em 2011 que vimos um Barcelona campeão espanhol, vencedor da Supertaça de Espanha, vencedor do Mundial de Clubes e, sobretudo, vencedor da Liga dos Campeões. Só lhe fugiu a Taça de Espanha, tendo esta ido para o seu rival Real Madrid, o que representou o primeiro título de José Mourinho em Espanha. O ano que agora chega ao fim também foi marcado por uma super selecção do Uruguai. Oscár Tabárez e os seus pupilos foram os vencedores da Copa América. Com um futebol de elevada qualidade, a selecção de Álvaro Pereira, Fucile e Cristian Rodriguez foi elogiada por meio mundo e assume-se claramente como a melhor no seu Continente. No entanto, no plano internacional, nem tudo foram boas notícias. O mês de Novembro trouxe-nos a notícia da morte de Gary Speed. Aos 42 anos, aquele que era o seleccionador do País de Gales, decidiu pôr termo à vida, chocando todo o mundo do futebol.  é caso para dizer, RIP Gary. 


Agora que 2012 está à porta iremos ver quais as figuras que irão marcar o novo ano. Uma coisa parece certa, tal como 2011, 2012 será feito de Messi, Ronaldo, Guardiola, Mourinho, Real Madrid e Barcelona. Ou será que alguém vai conseguir contrariar a tendência? Como diz alguém da nossa praça, "prognósticos só no fim do jogo". Um bom ano de 2012 para todos!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Uma notícia, várias interpretações

Ontem estive atento, aliás como sempre, ao mundo noticioso que nos rodeia. Uma coisa fantástica se passou no mundo da bola. Mourinho na conferência de imprensa antes do jogo da Taça do Rei com o Ponferradina - que o Real venceu por 5-1 - falou do Barcelona. Até aí nada de novo.

 O mais engraçado foi a interpretação que os mais variados órgãos de comunicação fizeram da notícia. Senão vejamos. A Bola noticiou assim as declarações de Mourinho; "Mourinho dá alfinetada ao Barcelona". Por seu lado o MaisFutebol resolveu enquadrar assim a notícia: "José Mourinho felicita rival: O Barcelona é muito bom". Fazendo ainda uma viagem pela televisão a RTP titulou assim a sua peça sobre o assunto: "O Fair Play de Mourinho".

Fonte: www.abola.pt

Já todo sabemos que uma notícia pode ter vários ângulos. Não deixa de ser curioso analisar a forma como, quando se trata de personalidades que geralmente são controversas, os meios de comunicação social se comportam. Já agora no seguimento da polémica levantada, José Mourinho explicou que só quis elogiar o Barcelona. Interpretem como quiserem, também tem esse direito.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Marketing: O excelente exemplo da Premier League

Ultimamente tenho visto, na net, vídeos sobre os  bastidores do futebol inglês. Mais concretamente vídeos realizados pelo Manchester City e depois publicado on-line pelo clube. O último exemplo é um vídeo, de cerca de 13 minutos, que mostra pormenores - que normalmente ficam longe do olhar do adepto - sobre o jogo grande do passado fim-de-semana em Inglaterra, o Manchester City - Arsenal

Devo dizer que é de louvar essa política dos clubes ingleses, em que o City é aqui um dos vários exemplos. Podemos chamar-lhe marketing futebolístico. Na minha óptica, é uma óptima ideia. Permite uma maior ligação do clube aos adeptos, já que estes tendo acesso a momentos privados, passam a criar uma conexão maior com os seus ídolos, vê-los em situações mais reservadas faz com que se acabe por conhecer melhor os próprios craques. Havendo maior ligação quem beneficia é o próprio clube porque os adeptos  encontram-se assim mais predispostos a contribuir, seja com carinho ou dinheiro, para o desenvolvimento do clube.

Este, mais uma vez, é um bom exemplo para os clubes portugueses. Aqui a política dos emblemas nacionais parece ser, justamente, o oposto. Treinos a porta fechada, controlo absoluto dos balneários entre outras coisas, são estas as normas por cá. Muito mal se aproveita os canais de informação do clube para a promoção do mesmo. O que se passa em Inglaterra é um excelente exemplo de como se podem fazer as coisas bem e de forma diferente. Não é preciso inventar nada, é só olhar e ter humildade para aprender.

Fonte: www.youtube.com

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mundial de Clubes: Barcelona vencedor

O Barcelona venceu, ontem, o Mundial de Clubes. A vitória por 4-0 sobre a equipa brasileira do Santos deu, ao clube catalão, a segunda vitória nesta competição. Messi foi ainda eleito o melhor jogador do torneio.


. 
Fonte: www.youtube.com

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sorteio Liga Europa

O sorteio da Liga Europa para os 16º de final é o seguinte:



fonte: www.uefa.com




  • Porto - Manchester City
  • Ajax - Manchester United
  • Lokomotiv de Moscovo - Atlético de Bilbao
  • Salzburgo - Metalist
  • Stoke - Valência
  • Rubin - Olympiacos
  • AZ Alkmaar - Anderlecht
  • Lázio - Atlético de Madrid
  • Steaua  - Twente
  • Plzeñ - Schalke 04
  • Wisla - Standard de Liège
  • Braga - Besiktas
  • Udinese - Paok
  • Trabzonspor - PSV
  • Hannover - Bruge
  • Legia - Sporting Clube de Portugal



Nota: 

Porto ou City jogam com o vencedor do jogo Legia / Sporting nos 8º de final

Braga ou Besiktas jogam com o vencedor do jogo Lázio / Atlético de Madrid nos 8º de final

Sorteio Champions League

O sorteio da Liga dos Campeões para os 8ºs de final é o seguinte:



Fonte: www.uefa.com

  • Lyon - Apoel
  • Zenit - Benfica
  • Milan - Arsenal
  • Basileia - Bayern de Munique
  • CSKA Moscovo - Real Madrid
  • Marselha - Inter de Milão

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Candidatos a melhor jogador Africano de 2011

Fonte.www.planotatico.com
Samuel Eto'o, Seydou Keita, Moussa Sow e Yaya Touré são oas candidatos a melhor jogador Africano. Este prémio é entregue todos os anos pela CAF (Confederação Africana de Futebol). O vencedor será anunciado dia 22 de Dezembro. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Real Madrid - Barcelona: Retrospectiva

Chegou ao fim mais um Clássico entre Real Madrid e Barcelona. Não há grande novidade quanto ao desfecho da partida. Uma vez mais o Barcelona levou de vencido o seu principal rival.  No entanto, e se olharmos com mais atenção, poderemos ver que certas coisas mudaram.

 O Real Madrid está mais equipa mas continua a não ultrapassar a barreira psicológica das derrotas contra o Barcelona. O Real tinha tudo para ganhar - até estava já a vencer aos 5 segundos de jogos - mas não conseguiu transformar a sua superioridade em certos momentos do jogo. Por seu lado o Barcelona faz exactamente o contrário, começa a perder, perde a sua posse de bola com muitos passes errados, nada normal nos catalães, mas respirar fundo e assenta o seu jogo e consegue virar a partida, acabando por infligir mais uma derrota à equipa merengue. 

Fonte: www.dailyfootballnews.org

Na minha opinião mais do que o táctico - e poderão ser discutidas as opções de Mourinho e Guardiola é claro - acho que o que falhou, principalmente na equipa de Mourinho é o psicológico. O Real não consegue ultrapassar as derrotas da época passada e quando as coisas não lhe correm bem tenta fazer tudo à pressa e mal feito. O Barcelona depois de estar a vencer encontrou-se no seu elemento e fez aquilo que melhor sabe, gerir o jogo através de uma posse de bola perfeita - como só eles sabem fazer - e no fim as diferenças estão à vista. Não acho que houvesse baile de bola, houve sim  uma equipa que soube respirar e ir à luta numa fase difícil e outra que não o soube e procurou sempre fazer tudo demasiado rápido e mal feito. Acredito que quando o Real conseguir vencer o Barcelona as coisas mudem de figurino, até lá o Barcelona faz brilhar a sua estrelinha em momentos chaves e isso basta-lhe.

Uma palavra sobre artistas da partida. Falou-se muito de Messi e Ronaldo antes e depois do jogo. Na minha opinião nada mais injusto. Ronaldo passou ao lado, claramente, mas Messi pouco melhor esteve. Quem brilhou foi... Iniesta. Que grande jogo deste magnífico jogador. O jogo ofensivo do Barcelona existiu graças a Iniesta e Alexis - muito bem também-, Messi ia aparecendo aqui e ali mas Iniesta foi o verdadeiro artista da noite. Do lado do Real, Benzema e Di Maria enquanto tiveram capacidades físicas e, sobretudo, mentais, foram sempre dos mais inconformados. Ronaldo, por seu lado, tem de aparecer muito mais nesses jogos.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Real Madrid - Barcelona: O jogo já começou nos jornais desportivos espanhóis

O jogo só começará no Sábado por volta das 21h ( em Portugal), mas em Espanha, os principais jornais desportivos de Madrid e da Catalunha já começaram o seu próprio jogo. Vale tudo para mostrar que o clube que Marca e Sport apoiam está melhor que o seu respectivo adversário. De capas baseadas em odds das casas de apostas, a capas em que a vitória já é dada ao Barcelona somente porque nos três finalistas para a Bola de Ouro, dois são da equipa catalã. É caso para dizer que por terras espanholas quanto mais subjectivo melhor.








Fontes capas: www.marca.com e www.sport.es
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...